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Unemat discute plano estratégico para atendimento da formação de professores em MT no contexto do Par
Ação conjunta
Unemat discute plano estratégico para atendimento da formação de professores em MT no contexto do Par
03/10/2008 17:12:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Diretores de institutos e faculdades, chefes de departamentos, coordenadores de projetos especiais de graduação  e pesquisadores na área da formação de professores estiveram durante esta quinta-feira em uma reunião interna para discutir o papel da instituição no planejamento estratégico de formação de professores no contexto do  Plano de Ação Articulada ( PAR)
 

O PAR  é um projeto do  Ministério da Educação  e está inserido no  contexto do Plano  de Desenvolvimento Educacional do país que foi lançado em abril do ano passado. Seu propósito é assumir a dianteira no processo de coordenação e financiamento das demandas de formação dos profissionais da educação  juntamente com os estados  e municípios que aderiram ao compromisso “Todos pela Educação”
  

Em Mato Grosso, o processo teve inicio em maio, com a vinda secretários do Ministério da Educação, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)que  se reuniram com representações do governo do estado  buscando o engajamento na construção desse processo .
 

A secretaria especial para políticas educacionais Flávia Nogueira fala do esforço para construção de um plano estratégico para o atendimento da necessidade da formação de professores no Estado de Mato Grosso. “Há uma indicação do Mec que é necessário que aumentemos na rede pública de educação Básica, professores licenciados nas instituições públicas de formação superior”.

A secretaria falou da importância de congregar as instituições públicas de ensino superior nesse processo “Sabemos que há um grande número de professores formados por instituições privadas e a formação não é adequada , os índices de qualidade da educação básica estão demonstrando isso.  O MEC  acredita que  se revertemos esse cenário, ou seja,  aproximarmos a universidade pública da escola de  educação pública, começando principalmente pela formação de professores , poderemos ter uma  forte alteração nesse quadro negativo da educação , pois  teremos professores mais qualificados , mais preparados para enfrentarem o desafio do ensino público na educação básica. Por essa razão  estamos fazendo um grande esforço  de articulação entre a UFMT , a Unemat , os dois CEFETS  a  Escola Agrotécnica de Cáceres para que juntos possamos olhar a demanda , a real necessidade de formação de professores e articular a oferta para que essa demanda seja atendida e que os professores tenham uma formação melhor”
  

 Nessa reunião interna da  Unemat, o primeiro momento foi dedicado a apresentação discussão  a partir de temas apresentados pelo pró-reitor de Ensino e Graduação (Proeg), professor doutor Agnaldo Rodrigues, que versou sobre “O papel da Universidade do Estado de Mato Grosso frente à Formação de Professores para o Estado de Mato Grosso (Unemat)”,a  professora doutora Flávia Nogueira, Secretária Extraordinária de Políticas Educacionais  do governo que apresentou “As políticas de Educação e a formação de professores em Mato Grosso” e a representante da  Superintendência de Ensino Superior da Secretaria  de Ciência e Tecnologia ,Inês Costa Marques ,que falou sobre “ Políticas e Educação Superior”. A mesa foi coordenada pelo professor mestre , Ilário Straub, Pró-reitor de Extensão e Cultura.
 

Em sua fala ,  o pró-reitor da Proeg,  relatou o processo de construção  das graduações na Unemat . Voltado ao ano de 1978 com as licenciaturas curtas, passando pelo processo de abertura de cursos em licenciaturas plenas e bem mais tarde com a implantação dos  bacharelados.  O pró-reitor falou dos desafios e reflexões que foram levantadas nos Ciclos de Reflexões realizado pela Proeg nos campi da Unemat  ano passado e que diagnosticou pontos importantes que foram trazidos para uma discussão mais ampla no Fórum de Ensino Superior , realizado em maio deste ano, e que resultou em teses da política de ensino graduação que está disponibilizado no site da Unemat  

O pró-reitor que  abordou também a concentração de  uma área de em certa região que promove a concentração de profissionais em contra partida a carência de profissionais de uma outra área. 

  Após a primeira mesas, os professores doutores Vitérico Maluf, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Unemat, e Valdir da Silva, Coordenador de Ensino a Distância(Cead) , apresentaram dados de um levantamento que teve como fonte a Secretaria de Educação do estado e que representou um diagnostico da realidade  dos professores na educação básica. O documento mostrava numero de formados em cada áreas, professores que estavam  exercendo suas atividades na área formação , os que estavam exercendo atividades fora da área de formação, e os que não atuam na educação apesar de licenciados. Discussões sobre a valorização profissional; garantia de melhorias de condições de trabalhos e formação continuada foram levantadas pelos participantes.
 

A partir desta primeira reunião, a Unemat marca seu envolvimento no processo de construção do PAR. Uma comissão formada por representantes das grandes áreas do conhecimento irão, a partir dos dados apresentados na reunião, propor estratégias  e ações.Também ficou definida a necessidade de um Fórum Permanente para discussão sobre a formação docente

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