Imprimir
Unemat discute plano estratégico para atendimento da formação de professores em MT no contexto do Par

Diretores de institutos e faculdades, chefes de departamentos, coordenadores de projetos especiais de graduação  e pesquisadores na área da formação de professores estiveram durante esta quinta-feira em uma reunião interna para discutir o papel da instituição no planejamento estratégico de formação de professores no contexto do  Plano de Ação Articulada ( PAR)
 

O PAR  é um projeto do  Ministério da Educação  e está inserido no  contexto do Plano  de Desenvolvimento Educacional do país que foi lançado em abril do ano passado. Seu propósito é assumir a dianteira no processo de coordenação e financiamento das demandas de formação dos profissionais da educação  juntamente com os estados  e municípios que aderiram ao compromisso “Todos pela Educação”
  

Em Mato Grosso, o processo teve inicio em maio, com a vinda secretários do Ministério da Educação, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)que  se reuniram com representações do governo do estado  buscando o engajamento na construção desse processo .
 

A secretaria especial para políticas educacionais Flávia Nogueira fala do esforço para construção de um plano estratégico para o atendimento da necessidade da formação de professores no Estado de Mato Grosso. “Há uma indicação do Mec que é necessário que aumentemos na rede pública de educação Básica, professores licenciados nas instituições públicas de formação superior”.

A secretaria falou da importância de congregar as instituições públicas de ensino superior nesse processo “Sabemos que há um grande número de professores formados por instituições privadas e a formação não é adequada , os índices de qualidade da educação básica estão demonstrando isso.  O MEC  acredita que  se revertemos esse cenário, ou seja,  aproximarmos a universidade pública da escola de  educação pública, começando principalmente pela formação de professores , poderemos ter uma  forte alteração nesse quadro negativo da educação , pois  teremos professores mais qualificados , mais preparados para enfrentarem o desafio do ensino público na educação básica. Por essa razão  estamos fazendo um grande esforço  de articulação entre a UFMT , a Unemat , os dois CEFETS  a  Escola Agrotécnica de Cáceres para que juntos possamos olhar a demanda , a real necessidade de formação de professores e articular a oferta para que essa demanda seja atendida e que os professores tenham uma formação melhor”
  

 Nessa reunião interna da  Unemat, o primeiro momento foi dedicado a apresentação discussão  a partir de temas apresentados pelo pró-reitor de Ensino e Graduação (Proeg), professor doutor Agnaldo Rodrigues, que versou sobre “O papel da Universidade do Estado de Mato Grosso frente à Formação de Professores para o Estado de Mato Grosso (Unemat)”,a  professora doutora Flávia Nogueira, Secretária Extraordinária de Políticas Educacionais  do governo que apresentou “As políticas de Educação e a formação de professores em Mato Grosso” e a representante da  Superintendência de Ensino Superior da Secretaria  de Ciência e Tecnologia ,Inês Costa Marques ,que falou sobre “ Políticas e Educação Superior”. A mesa foi coordenada pelo professor mestre , Ilário Straub, Pró-reitor de Extensão e Cultura.
 

Em sua fala ,  o pró-reitor da Proeg,  relatou o processo de construção  das graduações na Unemat . Voltado ao ano de 1978 com as licenciaturas curtas, passando pelo processo de abertura de cursos em licenciaturas plenas e bem mais tarde com a implantação dos  bacharelados.  O pró-reitor falou dos desafios e reflexões que foram levantadas nos Ciclos de Reflexões realizado pela Proeg nos campi da Unemat  ano passado e que diagnosticou pontos importantes que foram trazidos para uma discussão mais ampla no Fórum de Ensino Superior , realizado em maio deste ano, e que resultou em teses da política de ensino graduação que está disponibilizado no site da Unemat  

O pró-reitor que  abordou também a concentração de  uma área de em certa região que promove a concentração de profissionais em contra partida a carência de profissionais de uma outra área. 

  Após a primeira mesas, os professores doutores Vitérico Maluf, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Unemat, e Valdir da Silva, Coordenador de Ensino a Distância(Cead) , apresentaram dados de um levantamento que teve como fonte a Secretaria de Educação do estado e que representou um diagnostico da realidade  dos professores na educação básica. O documento mostrava numero de formados em cada áreas, professores que estavam  exercendo suas atividades na área formação , os que estavam exercendo atividades fora da área de formação, e os que não atuam na educação apesar de licenciados. Discussões sobre a valorização profissional; garantia de melhorias de condições de trabalhos e formação continuada foram levantadas pelos participantes.
 

A partir desta primeira reunião, a Unemat marca seu envolvimento no processo de construção do PAR. Uma comissão formada por representantes das grandes áreas do conhecimento irão, a partir dos dados apresentados na reunião, propor estratégias  e ações.Também ficou definida a necessidade de um Fórum Permanente para discussão sobre a formação docente

Por: Coordenadoria de Comunicação Social