Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Campus de Cáceres inaugura sala de pesquisa para área de botânica
Investimentos
Campus de Cáceres inaugura sala de pesquisa para área de botânica
14/08/2008 16:38:24
por Coordenadoria de Comunicação Social

Um sonho perseguido há quase vinte anos acaba de ser concretizado em Cáceres. Contando com recursos de projetos de pesquisa e com respaldo da Coordenação do campus da Jane Vanini, o Departamento de Biologia inaugurou na manhã desta quinta-feira, 14, a sala de pesquisa da área de botânica.

Localizada ao lado do laboratório de botânica, a sala está sendo utilizada para atividades de pesquisa na área de botânica, ético-botânica e ensino de botânica. Coordenado pela doutora Maria Antonia Carniello, o espaço está sendo utilizado por acadêmicos, professores e pesquisadores dos cursos de Biologia e Agronomia.

De acordo com a professora Maria Antônia, os recursos para estruturação da sala vêm dos projetos: Indicadores de Sistemas Tradicionais na Pecuária, na Região de Fronteira Brasil-Bolívia, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e, Estudo da Capacidade de Suporte na Pastagem na Área de Fronteira, financiado pela Fapemat.

“Pegamos um pouco de cada lugar e com apoio da Coordenação e do Departamento conseguimos realizar um antigo sonho que era ter uma sala anexa ao laboratório de botânica onde pudéssemos catalogar e arquivar espécies que servirão para estudo e consulta das futuras gerações”, revelou acrescentando que o espaço é o embrião de um futuro herbário.

A professora fez questão de destacar o apoio do coordenador do campus, professor Adriano Silva e da chefe do Departamento de Biologia, Leila Walderez Gattas, que na sua opinião foram decisivos na conquista do novo espaço. Ela também enalteceu a contribuição dos acadêmicos, que na sua visão, tem sido importante na administração dos espaços de pesquisas oferecidos pelo campus.

Entusiasmada, a professora disse ainda que está concentrando esforços na busca de cursos de mestrado e doutorado para área da Biologia. Lançou um desafio ao afirmar que até 2015 a Unemat deverá formar uma turma de mestres em botânica.

Maria Antonia aproveitou a oportunidade para apresentar um grupo de aproximadamente vinte colaboradores, entre acadêmicos, biólogos e voluntários que contribuem com os projetos desenvolvidos pelo Departamento de Biologia.

Entre esses colaboradores, está Audalio Rodrigues de Mello, do 7º semestre, que fez questão de demonstrar a sua satisfação com a estrutura do curso. “São poucas universidades no Brasil que dão as oportunidades que a Unemat nos oferece”, afirmou demonstrando satisfação com o novo espaço de pesquisa.
 
A chefe do Departamento de Biologia, reconheceu o esforço da professora Maria Antonia e de outro docentes que estão ajudando a fortalecer o curso. Leila reafirmou o apoio à área de pesquisa e anunciou a realização de um grande evento da área para o mês de setembro, em Cáceres.

Para a diretora administrativa do campus, Ana Lucia Matiello, que prestigiou a inauguração, o trabalho da professora Maria Antonia se reveste de uma importância muito grande porque ele consegue despertar o interesse dos acadêmicos para a área de pesquisa. Ela afirmou que desde que chegou ao Campus em 2007, só ouviu falar bem do trabalho da professora.

Também presente a cerimônia, o ex-reitor Arno Reider, lembrou que o curso de Biologia nasceu praticamente junto com a Unemat, por isso é natural que ele hoje esteja conquistando o reconhecimento e o espaço que merece através de trabalhos como o da professora Maria Antonia.

O professor Adriano Silva atribuiu à competência e persistência a consolidação do espaço de pesquisa do curso de Biologia. Ele disse que tem acompanhado a trajetória da professora Maria Antonia e de outros professores que tem feito um trabalho respeitável no curso. Para ele, isso é fruto de um esforço conjunto que envolve acadêmicos, professores e a gestão do campus, que tem dado total autonomia aos Departamentos para que eles possam trabalhar pelo crescimento dos seus respectivos cursos.

Neste aspecto, Adriano elogiou a professora Leila Walderez Gattas, que segundo ele, é um exemplo de gestor moderno, que não leva apenas o problema, mas as possíveis soluções. “Esse tipo de administrador está sendo fundamental para o crescimento do campus e da Unemat como um todo”, afirmou.

Adriano aproveitou para anunciar a conclusão de um processo licitatório no valor de R$ 2,5 milhões. Ele diz respeito à construção de vários laboratórios na Cidade Universitária, que serão destinados as áreas de pesquisa, inclusive as desenvolvidas pelo Departamento de Biologia.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada