Imprimir
Campus de Cáceres inaugura sala de pesquisa para área de botânica

Um sonho perseguido há quase vinte anos acaba de ser concretizado em Cáceres. Contando com recursos de projetos de pesquisa e com respaldo da Coordenação do campus da Jane Vanini, o Departamento de Biologia inaugurou na manhã desta quinta-feira, 14, a sala de pesquisa da área de botânica.

Localizada ao lado do laboratório de botânica, a sala está sendo utilizada para atividades de pesquisa na área de botânica, ético-botânica e ensino de botânica. Coordenado pela doutora Maria Antonia Carniello, o espaço está sendo utilizado por acadêmicos, professores e pesquisadores dos cursos de Biologia e Agronomia.

De acordo com a professora Maria Antônia, os recursos para estruturação da sala vêm dos projetos: Indicadores de Sistemas Tradicionais na Pecuária, na Região de Fronteira Brasil-Bolívia, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e, Estudo da Capacidade de Suporte na Pastagem na Área de Fronteira, financiado pela Fapemat.

“Pegamos um pouco de cada lugar e com apoio da Coordenação e do Departamento conseguimos realizar um antigo sonho que era ter uma sala anexa ao laboratório de botânica onde pudéssemos catalogar e arquivar espécies que servirão para estudo e consulta das futuras gerações”, revelou acrescentando que o espaço é o embrião de um futuro herbário.

A professora fez questão de destacar o apoio do coordenador do campus, professor Adriano Silva e da chefe do Departamento de Biologia, Leila Walderez Gattas, que na sua opinião foram decisivos na conquista do novo espaço. Ela também enalteceu a contribuição dos acadêmicos, que na sua visão, tem sido importante na administração dos espaços de pesquisas oferecidos pelo campus.

Entusiasmada, a professora disse ainda que está concentrando esforços na busca de cursos de mestrado e doutorado para área da Biologia. Lançou um desafio ao afirmar que até 2015 a Unemat deverá formar uma turma de mestres em botânica.

Maria Antonia aproveitou a oportunidade para apresentar um grupo de aproximadamente vinte colaboradores, entre acadêmicos, biólogos e voluntários que contribuem com os projetos desenvolvidos pelo Departamento de Biologia.

Entre esses colaboradores, está Audalio Rodrigues de Mello, do 7º semestre, que fez questão de demonstrar a sua satisfação com a estrutura do curso. “São poucas universidades no Brasil que dão as oportunidades que a Unemat nos oferece”, afirmou demonstrando satisfação com o novo espaço de pesquisa.
 
A chefe do Departamento de Biologia, reconheceu o esforço da professora Maria Antonia e de outro docentes que estão ajudando a fortalecer o curso. Leila reafirmou o apoio à área de pesquisa e anunciou a realização de um grande evento da área para o mês de setembro, em Cáceres.

Para a diretora administrativa do campus, Ana Lucia Matiello, que prestigiou a inauguração, o trabalho da professora Maria Antonia se reveste de uma importância muito grande porque ele consegue despertar o interesse dos acadêmicos para a área de pesquisa. Ela afirmou que desde que chegou ao Campus em 2007, só ouviu falar bem do trabalho da professora.

Também presente a cerimônia, o ex-reitor Arno Reider, lembrou que o curso de Biologia nasceu praticamente junto com a Unemat, por isso é natural que ele hoje esteja conquistando o reconhecimento e o espaço que merece através de trabalhos como o da professora Maria Antonia.

O professor Adriano Silva atribuiu à competência e persistência a consolidação do espaço de pesquisa do curso de Biologia. Ele disse que tem acompanhado a trajetória da professora Maria Antonia e de outros professores que tem feito um trabalho respeitável no curso. Para ele, isso é fruto de um esforço conjunto que envolve acadêmicos, professores e a gestão do campus, que tem dado total autonomia aos Departamentos para que eles possam trabalhar pelo crescimento dos seus respectivos cursos.

Neste aspecto, Adriano elogiou a professora Leila Walderez Gattas, que segundo ele, é um exemplo de gestor moderno, que não leva apenas o problema, mas as possíveis soluções. “Esse tipo de administrador está sendo fundamental para o crescimento do campus e da Unemat como um todo”, afirmou.

Adriano aproveitou para anunciar a conclusão de um processo licitatório no valor de R$ 2,5 milhões. Ele diz respeito à construção de vários laboratórios na Cidade Universitária, que serão destinados as áreas de pesquisa, inclusive as desenvolvidas pelo Departamento de Biologia.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social