Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Alunos de agronomia realizam diagnostico rural participativo com comunidade do Projeto de Assentamento Facão
Integração
Alunos de agronomia realizam diagnostico rural participativo com comunidade do Projeto de Assentamento Facão
23/06/2008 17:09:37
por Coordenadoria de Comunicação Social

 Acadêmicos do 7ºsemestre e do  4º ano do curso de agronomia da Unemat em Cáceres realizaram no último final de semana atividade de campo  na Comunidade Boa Esperança , no Projeto de Assentamento Facão.

  

 A atividade, coordenada pelo professor doutor Abdala Untar, do curso de Agronomia consistia na elaboração diagnóstico rural participativo da comunidade rural. Cerca de 80 pessoas entre acadêmicos e pequenos produtores rurais estiveram presente no evento  que contou ainda com a participação do  representante da Paróquia Cristo Trabalhador, Padre Vylson

  

 Durante todo o período matutino e vespertino do sábado (21) acadêmicos e comunidade estiveram reunidos em pequenos grupos  na Sede da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Boa Esperança  que tinham como objetivos levantar informações para construção de um diagnóstico.Nos  grupos de trabalhos foram discutidos a situação histórica da comunidade, agrária e fundiária, de infra-estrutura , ambiental, sócioecomonico e cultural, a relação com o poder público e a organização da comunidade.

  

Para o professor Abdala, despertar os acadêmicos e assentados para a necessidade prática do planejamento participativo, dentro de uma proposta de interação entre os saberes acadêmicos e populares. A atividade também se configurou em uma necessidade acadêmica de promover a interação entre a instituição e esse segmento da sociedade.

  

 Os resultados levantados nos grupos de trabalhos foram apresentados em forma de plenária. Estas questões, depois de sistematizadas, serão trazidas pelos acadêmicos á comunidade para serem elaboradas em um projeto. Para a acadêmica  Kellen Cristina Bezerra, do sétimo semestre de Agronomia, o trabalho é uma forma de estreitar a relação entre universidade e sociedade.

  

  O presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Boa Esperança/ Projeto de Assentamento Facão , Natal Sauviani, mais conhecido como Seu Natalino,  aposta no trabalho da Unemat , por meio do diagnostico, como um fator que vai  ser um fator de aglutinação que dará nova dinâmica e promoverá maior participação da comunidade nas tarefas coletivas  

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada