Acadêmicos do 7ºsemestre e do 4º ano do curso de agronomia da Unemat em Cáceres realizaram no último final de semana atividade de campo na Comunidade Boa Esperança , no Projeto de Assentamento Facão.
A atividade, coordenada pelo professor doutor Abdala Untar, do curso de Agronomia consistia na elaboração diagnóstico rural participativo da comunidade rural. Cerca de 80 pessoas entre acadêmicos e pequenos produtores rurais estiveram presente no evento que contou ainda com a participação do representante da Paróquia Cristo Trabalhador, Padre Vylson
Durante todo o período matutino e vespertino do sábado (21) acadêmicos e comunidade estiveram reunidos em pequenos grupos na Sede da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Boa Esperança que tinham como objetivos levantar informações para construção de um diagnóstico.Nos grupos de trabalhos foram discutidos a situação histórica da comunidade, agrária e fundiária, de infra-estrutura , ambiental, sócioecomonico e cultural, a relação com o poder público e a organização da comunidade.
Para o professor Abdala, despertar os acadêmicos e assentados para a necessidade prática do planejamento participativo, dentro de uma proposta de interação entre os saberes acadêmicos e populares. A atividade também se configurou em uma necessidade acadêmica de promover a interação entre a instituição e esse segmento da sociedade.
Os resultados levantados nos grupos de trabalhos foram apresentados em forma de plenária. Estas questões, depois de sistematizadas, serão trazidas pelos acadêmicos á comunidade para serem elaboradas em um projeto. Para a acadêmica Kellen Cristina Bezerra, do sétimo semestre de Agronomia, o trabalho é uma forma de estreitar a relação entre universidade e sociedade.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Boa Esperança/ Projeto de Assentamento Facão , Natal Sauviani, mais conhecido como Seu Natalino, aposta no trabalho da Unemat , por meio do diagnostico, como um fator que vai ser um fator de aglutinação que dará nova dinâmica e promoverá maior participação da comunidade nas tarefas coletivas