Projeto Terceiro Grau Indígena, da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi destaque na reunião ordinária do Conselho de Educação Escolar Indígena (CEI/MT), realizada em Cuiabá na última semana, no Hotel Mato Grosso Pálace. Além dos conselheiros, esteve presente o Deputado Ságuas Moraes de Sousa, que ontem (07.05) assumiu a pasta da Secretaria de Educação (SEDUC), e o Vice-Reitor da Unemat Prof. Dr. Elias Januário.
O Deputado Ságuas elogiou o trabalho desenvolvido pela Unemat, particularmente as ações dos projetos de formação em serviço, como Parceladas, 3º Grau Indígena, Ensino a Distância e Movimento Socais do Campo. Na ocasião o Secretário reafirmou o apoio a ampliação das parcerias com a Universidade e reconheceu o compromisso da instituição com as ações afirmativas em todo o estado de Mato Grosso.
Segundo o professor Januário, membro do Conselho desde 1997, a presença do novo Secretário de estado de Educação para ouvir as demandas da Educação Escolar Indígena representa um avanço para o segmento.
Ele destacou que este ano marca a consolidação e crescimento do 3º Grau Indígena, com a oferta de mais 50 vagas em nível de graduação, realização da II Ameríndia (comemoração dos 10 anos de Ensino Superior no Estado de MT) e abertura do curso de Especialização em Educação Escolar Indígena, só para indígenas, numa parceria Unemat, Fapemat, Secitec, Seduc, Funai e Prefeitura de Barra do Bugres.
A Cacique Creuza da aldeia Umutina falou da importância da formação oferecida pelo 3º Grau Indígena, para que as escolas das aldeias passassem a ser gerenciadas pelos próprios índios e para que os Umutina retomassem suas tradições e práticas culturais no espaço da sala de aula.
Professores indígenas, formados pela Unemat falaram para o Secretário de Educação sobre os problemas enfrentados nas escolas das aldeias como infra-estrutura, acompanhamento pedagógico, formação continuada, merenda, entre outros.
O CEI/MT foi criado em 1995. É um órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento técnico, cujas ações estão garantidas na Constituição Estadual. Dele fazem parte 12 professores indígenas, indicados por suas comunidades, além de representantes não indígenas de instituições que apóiam a questão indígena como Funai, Seduc, Unemat UNDIME, UFMT, ISA, CIMI, OPAN, OPRIMT, MAIWU e CEE/MT.
Danielle Tavares, com informações do Prof. Elias Januário.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24834 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária