Imprimir
Unemat é destaque na reunião do Conselho de Educação Escolar Indígena

Projeto Terceiro Grau Indígena, da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi destaque na reunião ordinária do Conselho de Educação Escolar Indígena (CEI/MT), realizada em Cuiabá na última semana, no Hotel Mato Grosso Pálace. Além dos conselheiros, esteve presente o Deputado Ságuas Moraes de Sousa, que ontem (07.05) assumiu a pasta da Secretaria de Educação (SEDUC), e o Vice-Reitor da Unemat Prof. Dr. Elias Januário.

O Deputado Ságuas elogiou o trabalho desenvolvido pela Unemat, particularmente as ações dos projetos de formação em serviço, como Parceladas, 3º Grau Indígena, Ensino a Distância e Movimento Socais do Campo. Na ocasião o Secretário reafirmou o apoio a ampliação das parcerias com a Universidade e reconheceu o compromisso da instituição com as ações afirmativas em todo o estado de Mato Grosso.

Segundo o professor Januário, membro do Conselho desde 1997, a presença do novo Secretário de estado de Educação para ouvir as demandas da Educação Escolar Indígena representa um avanço para o segmento.

Ele destacou que este ano marca a consolidação e crescimento do 3º Grau Indígena, com a oferta de mais 50 vagas em nível de graduação, realização da II Ameríndia (comemoração dos 10 anos de Ensino Superior no Estado de MT) e abertura do curso de Especialização em Educação Escolar Indígena, só para indígenas, numa parceria Unemat, Fapemat, Secitec, Seduc, Funai e Prefeitura de Barra do Bugres.

A Cacique Creuza da aldeia Umutina falou da importância da formação oferecida pelo 3º Grau Indígena, para que as escolas das aldeias passassem a ser gerenciadas pelos próprios índios e para que os Umutina retomassem suas tradições e práticas culturais no espaço da sala de aula.

Professores indígenas, formados pela Unemat falaram para o Secretário de Educação sobre os problemas enfrentados nas escolas das aldeias como infra-estrutura, acompanhamento pedagógico, formação continuada, merenda, entre outros.

O CEI/MT foi criado em 1995. É um órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento técnico, cujas ações estão garantidas na Constituição Estadual. Dele fazem parte 12 professores indígenas, indicados por suas comunidades, além de representantes não indígenas de instituições que apóiam a questão indígena como Funai, Seduc, Unemat UNDIME, UFMT, ISA, CIMI, OPAN, OPRIMT, MAIWU e CEE/MT.

Danielle Tavares, com informações do Prof. Elias Januário.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social