Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Unemat participa de colóquio na Argentina sobre gestão da internacionalização
AMÉRICA LATINA
Unemat participa de colóquio na Argentina sobre gestão da internacionalização
01/08/2019 11:17:26
por Adilson Diego/Comunicação Sinop

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está participando da 1ª edição do Colóquio sobre a Gestão da Internacionalização, na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. O evento, que teve início na segunda-feira (29) e prossegue até amanhã (2), desenvolve atividades e ações do Programa Latinoamericano de Gestão da Internacionalização da Educação Superior, além de constituição de um comitê acadêmico e apresentação do observatório de boas práticas de educação superior.

O diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Sinop, Roberto Alves de Arruda, participou da abertura por videoconferência, tratando sobre os procedimentos, programas e questões financeiras para os tramites entre Unemat e a Universidade Nacional de Cuyo. O profissional técnico Jeferson Diel, integrante do Programa de Gestão da Internacionalização da Educação Superior, está participando presencialmente de todas as atividades do Colóquio na instituição argentina. A Unemat teve um espaço exclusivo no evento sobre a Gestão da Internacionalização, onde foram apresentadas as ações para implementação dos seis programas formalizados em março deste ano.

http://portal.unemat.br/?pg=noticia/12189/

O evento conta com a presença de autoridades universitárias do Chile, dos Estados Unidos, do Paraguai e do Uruguai. O Programa integrará também universidade da Bolívia, da Colômbia, do México e da Venezuela.

A diretora do Programa Latinoamericano sobre Gestão da Internacionalização da Universidade Nacional de Cuyo, professora Marisa Carina Fazio, delegou a Codireção do Programa para a Unemat (Subsede Brasil), e afirma que a proposta é constituir um consórcio entre várias universidades. "A proposta é para que, juntos, possamos nos tornar um grupo mais forte, coeso e com capacidade de desenvolver programas mais sólidos em âmbito internacional", disse Marisa.

 

Expectativas

Entre as expectativas do consórcio das universidades está o desenvolvimento de um Programa de Internacionalização com certificação compartida, a criação de um observatório da gestão da internacionalização da Educação Superior e a geração de uma revista científica internacional de práticas universitárias na América Latina e no Caribe, além do intercâmbio acadêmico de alunos, professores e técnicos de ambas as universidades.

O bojetivo é, gradativamente, existir uma maior inserção da comunidade acadêmica da Unemat no âmbito da internacionalização, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, professores, técnicos e gestores.

Com 80 anos de existência, a Universidade Nacional de Cuyo desenvolve internacionalização há mais de sete décadas, com programas desenvolvidos desde 1949, com larga experiência em desenvolver atividades, tanto na graduação quanto na pós-graduação, no ensino, pesquisa, gestão e extensão.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24827 | Impressões: 158399
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada