Imprimir
Unemat participa de colóquio na Argentina sobre gestão da internacionalização


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está participando da 1ª edição do Colóquio sobre a Gestão da Internacionalização, na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. O evento, que teve início na segunda-feira (29) e prossegue até amanhã (2), desenvolve atividades e ações do Programa Latinoamericano de Gestão da Internacionalização da Educação Superior, além de constituição de um comitê acadêmico e apresentação do observatório de boas práticas de educação superior.



O diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Sinop, Roberto Alves de Arruda, participou da abertura por videoconferência, tratando sobre os procedimentos, programas e questões financeiras para os tramites entre Unemat e a Universidade Nacional de Cuyo. O profissional técnico Jeferson Diel, integrante do Programa de Gestão da Internacionalização da Educação Superior, está participando presencialmente de todas as atividades do Colóquio na instituição argentina. A Unemat teve um espaço exclusivo no evento sobre a Gestão da Internacionalização, onde foram apresentadas as ações para implementação dos seis programas formalizados em março deste ano.



http://portal.unemat.br/?pg=noticia/12189/



O evento conta com a presença de autoridades universitárias do Chile, dos Estados Unidos, do Paraguai e do Uruguai. O Programa integrará também universidade da Bolívia, da Colômbia, do México e da Venezuela.



A diretora do Programa Latinoamericano sobre Gestão da Internacionalização da Universidade Nacional de Cuyo, professora Marisa Carina Fazio, delegou a Codireção do Programa para a Unemat (Subsede Brasil), e afirma que a proposta é constituir um consórcio entre várias universidades. "A proposta é para que, juntos, possamos nos tornar um grupo mais forte, coeso e com capacidade de desenvolver programas mais sólidos em âmbito internacional", disse Marisa.



 



Expectativas



Entre as expectativas do consórcio das universidades está o desenvolvimento de um Programa de Internacionalização com certificação compartida, a criação de um observatório da gestão da internacionalização da Educação Superior e a geração de uma revista científica internacional de práticas universitárias na América Latina e no Caribe, além do intercâmbio acadêmico de alunos, professores e técnicos de ambas as universidades.



O bojetivo é, gradativamente, existir uma maior inserção da comunidade acadêmica da Unemat no âmbito da internacionalização, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, professores, técnicos e gestores.



Com 80 anos de existência, a Universidade Nacional de Cuyo desenvolve internacionalização há mais de sete décadas, com programas desenvolvidos desde 1949, com larga experiência em desenvolver atividades, tanto na graduação quanto na pós-graduação, no ensino, pesquisa, gestão e extensão.


Por: Adilson Diego/Comunicação Sinop