A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) segue na vanguarda e disponibiliza a modalidade de Preceptoria em todos os seus cursos de Enfermagem. A ação visa fortalecer e consolidar a integração ensino-serviço e ampliar a autonomia dos alunos.
O câmpus de Diamantino concluiu a implementação ao iniciar a Preceptoria, nesta semana. No câmpus de Cáceres a Preceptoria teve início no semestre 2018/1, e no câmpus de Tangará da Serra em fevereiro deste ano. A modalidade já é uma prática consolidada nos cursos de Medicina de todo o País e só agora começa a ser implantada nos cursos de Enfermagem do Brasil.
A modalidade de Preceptoria passa a fazer parte do estágio curricular obrigatório de formação em serviço, integrado, de caráter teórico e prático e sob supervisão de docente/preceptor, cumprido pelos estudantes dos cursos de Enfermagem da Unemat a partir da regulamentação, pela Universidade, em 2017. A preceptoria é entendida como atividade de supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação técnico-pedagógica nos cenários de aprendizagem prática dos enfermeiros em formação, atribuída aos profissionais de reconhecida competência em sua área de atuação, vinculados aos serviços de saúde públicos e ou privados e, de acordo com a professora do curso, Fabiana Aparecida da Silva, doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento para Educadores da Saúde da Unemat, a sua aplicação representa uma grande evolução para o aprendizado nos cursos de Enfermagem.
As formações de Preceptoria em Enfermagem foram realizadas nos meses de fevereiro e março para atender ao planejamento de estágio articulado aos serviços de saúde proposto pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Em Tangará da Serra foram capacitados 12 docentes do curso de Enfermagem, 16 preceptores lotados nos serviços públicos e privados do município e 44 alunos e, em Diamantino, 21 docentes, 6 preceptores lotados nos serviços públicos e privados da cidade e 17 alunos.
Conduzidas pela professora Fabiana Aparecida da Silva; pela coordenadora do Programa de Formação em Processos Educacionais na Saúde e coordenadora do Estágio Curricular 1, no formato de preceptoria, do curso de Enfermagem de Cáceres, Natalia Gentil Lima; pela preceptora do curso de Enfermagem em Cáceres e enfermeira na Atenção Básica no município, Rafaela Vila Ramos Pereira de Faro; e, pelo professor Aireno de Souza Silva do curso de Enfermagem de Cáceres; as formações cumpriram importante etapa para a implantação das preceptorias.
Os estágios supervisionados dos cursos da área da saúde são realizados nos semestres finais de formação. No curso de Enfermagem essa atividade é desenvolvida no último ano dividida em 435 horas nos serviços de saúde da atenção primária e 420 horas na atenção secundária e terciária.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24839 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária