Imprimir
Unemat implanta Preceptoria em todos seus cursos de Enfermagem


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) segue na vanguarda e disponibiliza a modalidade de Preceptoria em todos os seus cursos de Enfermagem. A ação visa fortalecer e consolidar a integração ensino-serviço e ampliar a autonomia dos alunos.



O câmpus de Diamantino concluiu a implementação ao iniciar a Preceptoria, nesta semana. No câmpus de Cáceres a Preceptoria teve início no semestre 2018/1, e no câmpus de Tangará da Serra em fevereiro deste ano. A modalidade já é uma prática consolidada nos cursos de Medicina de todo o País e só agora começa a ser implantada nos cursos de Enfermagem do Brasil.



A modalidade de Preceptoria passa a fazer parte do estágio curricular obrigatório de formação em serviço, integrado, de caráter teórico e prático e sob supervisão de docente/preceptor, cumprido pelos estudantes dos cursos de Enfermagem da Unemat a partir da regulamentação, pela Universidade, em 2017. A preceptoria é entendida como atividade de supervisão, acompanhamento, orientação e avaliação técnico-pedagógica nos cenários de aprendizagem prática dos enfermeiros em formação, atribuída aos profissionais de reconhecida competência em sua área de atuação, vinculados aos serviços de saúde públicos e ou privados e, de acordo com a professora do curso, Fabiana Aparecida da Silva, doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento para Educadores da Saúde da Unemat, a sua aplicação representa uma grande evolução para o aprendizado nos cursos de Enfermagem.



As formações de Preceptoria em Enfermagem foram realizadas nos meses de fevereiro e março para atender ao planejamento de estágio articulado aos serviços de saúde proposto pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Em Tangará da Serra foram capacitados 12 docentes do curso de Enfermagem, 16 preceptores lotados nos serviços públicos e privados do município e 44 alunos e, em Diamantino, 21 docentes, 6 preceptores lotados nos serviços públicos e privados da cidade e 17 alunos.



Conduzidas pela professora Fabiana Aparecida da Silva; pela coordenadora do Programa de Formação em Processos Educacionais na Saúde e coordenadora do Estágio Curricular 1, no formato de preceptoria, do curso de Enfermagem de Cáceres, Natalia Gentil Lima; pela preceptora do curso de Enfermagem em Cáceres e enfermeira na Atenção Básica no município, Rafaela Vila Ramos Pereira de Faro; e, pelo professor Aireno de Souza Silva do curso de Enfermagem de Cáceres; as formações cumpriram importante etapa para a implantação das preceptorias.



Os estágios supervisionados dos cursos da área da saúde são realizados nos semestres finais de formação. No curso de Enfermagem essa atividade é desenvolvida no último ano dividida em 435 horas nos serviços de saúde da atenção primária e 420 horas na atenção secundária e terciária.



 


Por: Hemilia Maia