Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Com 11 alunos visitantes, Mestrado de Biodiversidade gera artigo sobre impacto de mudanças climáticas na distribuição vegetal
ALTA FLORESTA
Com 11 alunos visitantes, Mestrado de Biodiversidade gera artigo sobre impacto de mudanças climáticas na distribuição vegetal
24/10/2018 14:01:16
por Nataniel Zanferrari

 Os participantes da disciplina ‘Modelagem Ecológica em R’, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBiAagro) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), estão produzindo um artigo em equipe a partir dos conhecimentos e discussões suscitadas durante a semana. Além dos estudantes do Mestrado da Unemat em Alta Floresta, também participam da disciplina e da elaboração do artigo 11 alunos de fora do PPGBioAgro: da Unemat de Cáceres e Nova Xavantina, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Cuiabá e Sinop, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Oeste do Paraná (Ufopa) em Oriximiná. A disciplina é ministrada pelo professor Pedro Eisenlohr.

O artigo versará sobre impacto de mudanças climáticas sobre a distribuição de espécies vegetais. Serão autores os participantes que oferecerem contribuição intelectual significativa ao artigo. O artigo será enviado a um periódico científico com classificação Qualis A, com alto fator de impacto. “Decidiremos qual será exatamente a publicação com base nos resultados que obtivermos nas próximas semanas”, explica o professor.

A integração entre os estudantes do Mestrado e os visitantes deram a oportunidade de aprender e trocar experiências sobre modelos lineares generalizados, modelagem canônica, partição de variância, seleção de preditores ambientais e espaciais, autocorrelação espacial e modelagem de distribuição preditiva de espécies, tópicos de fundamental importância para a execução de pesquisas voltadas ao entendimento de processos e padrões ecológicos com implicações potenciais para a conservação e restauração de ecossistemas nativos e preservação de espécies ameaçadas e raras.

“Foi uma semana profundamente rica para todos os envolvidos, inclusive para mim, bem como para os monitores, alunos do Programa e alunos e profissionais das variadas universidades participantes da jornada”, afirma Pedro. “Nós da Unemat nos sentimos orgulhosos por oferecer um curso que atendeu à demanda de profissionais e alunos de diferentes instituições brasileiras e permanecemos de portas abertas para um breve retorno dos mesmos”, defende Eisenlohr.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24718 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada