Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professor do curso de Educação Física realiza visita técnica ao Instituto Nacional de Câncer
SAÚDE
Professor do curso de Educação Física realiza visita técnica ao Instituto Nacional de Câncer
20/03/2018 11:51:14
por Nataniel Zanferrari

O professor Roberto Carlos Vieira Junior, do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e seu orientador, professor Fabrício Azevedo Voltarelli, estiveram na última sexta-feira (16) na Unidade Hospitalar II e no Centro de Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro, onde foram realizadas atividades relacionadas a um projeto de pesquisa com pacientes acometidos por câncer de endométrio, desenvolvido por alunos da Pós-Graduação em Nutrição, com caráter interdisciplinar.

A visita foi uma ação atrelada ao projeto de pesquisa ‘Avaliações por meio de testes físicofuncionais e análises bioquímicas e nutricionais em pacientes internados da clínica médica do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), visando prescrição de exercícios físicos como tratamento não farmacológico’, coordenado pelo professor Fabrício Voltarelli e com participação do professor Roberto Carlos Vieira Junior, que em breve se iniciará no Hospital de Câncer de Mato Grosso, em parceira com a UFMT.

“Nós conseguimos obter muitas informações importantes que nos ajudarão a realizar um trabalho de excelência aqui no Mato Grosso, com a diferença que iremos avaliar diferentes tipos de câncer. Nosso objetivo primordial é melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos por meio dos benefícios gerados pelo exercício físico regular, uma vez que se sabe que isso previne a perda de massa magra, um dos fatores de risco de morte no câncer”, relata o coordenador do projeto.

“Este é o início de um projeto pioneiro e promissor, que irá a princípio ser desenvolvido no HCan de Mato Grosso, em parceria com a UFMT. Contudo, em um futuro próximo, trará benefício a toda esta população que sofre com esta árdua patologia, contribuindo para prevenir a perda de massa muscular, seja ela fisiológica ou patológica”, explica o professor Roberto.

Na Unemat, o professor Roberto Carlos Vieira Junior é pesquisador do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape), dedicando-se aos estudos relacionados ao exercício físico e saúde e a jovens na prática esportiva.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24702 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada