Imprimir
Professor do curso de Educação Física realiza visita técnica ao Instituto Nacional de Câncer


O professor Roberto Carlos Vieira Junior, do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e seu orientador, professor Fabrício Azevedo Voltarelli, estiveram na última sexta-feira (16) na Unidade Hospitalar II e no Centro de Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro, onde foram realizadas atividades relacionadas a um projeto de pesquisa com pacientes acometidos por câncer de endométrio, desenvolvido por alunos da Pós-Graduação em Nutrição, com caráter interdisciplinar.



A visita foi uma ação atrelada ao projeto de pesquisa ‘Avaliações por meio de testes físicofuncionais e análises bioquímicas e nutricionais em pacientes internados da clínica médica do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), visando prescrição de exercícios físicos como tratamento não farmacológico’, coordenado pelo professor Fabrício Voltarelli e com participação do professor Roberto Carlos Vieira Junior, que em breve se iniciará no Hospital de Câncer de Mato Grosso, em parceira com a UFMT.



“Nós conseguimos obter muitas informações importantes que nos ajudarão a realizar um trabalho de excelência aqui no Mato Grosso, com a diferença que iremos avaliar diferentes tipos de câncer. Nosso objetivo primordial é melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos por meio dos benefícios gerados pelo exercício físico regular, uma vez que se sabe que isso previne a perda de massa magra, um dos fatores de risco de morte no câncer”, relata o coordenador do projeto.



“Este é o início de um projeto pioneiro e promissor, que irá a princípio ser desenvolvido no HCan de Mato Grosso, em parceria com a UFMT. Contudo, em um futuro próximo, trará benefício a toda esta população que sofre com esta árdua patologia, contribuindo para prevenir a perda de massa muscular, seja ela fisiológica ou patológica”, explica o professor Roberto.



Na Unemat, o professor Roberto Carlos Vieira Junior é pesquisador do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape), dedicando-se aos estudos relacionados ao exercício físico e saúde e a jovens na prática esportiva.



 


Por: Nataniel Zanferrari