Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professores da Unemat são convidados para ministrar palestras na Frente Nacional dos Prefeitos
TRÍPLICE HÉLICE
Professores da Unemat são convidados para ministrar palestras na Frente Nacional dos Prefeitos
24/11/2017 16:35:05
por Lygia Lima
Foto por: Assessoria Prefeitura de Cáceres

O convênio assinado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cáceres - MT, e Fundação de Apoio ao Ensino Público Estadual, esta desenvolvendo quatro subprojetos: Mobilidade Urbana, Plano Diretor, Reestruturação Fiscal e Tributária, e Geoprocessamento - Cadastro Multifinalitário chamou atenção da ONG Frente Nacional dos Prefeitos.

Esta ONG foi fundada em 1989, e dirigida exclusivamente por prefeitos, seu presidente é gestor municipal da cidade de Campinas Jonas Donizete, ela atua na representação de mais de 400 municípios, que representa 100% das capitais brasileiras, 60% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto do país.

O coordenador geral do Convênio, professor Weily Toro Machado e o professor Robson Gomes de Melo estarão entre os dias 26 e 29 de novembro na 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos em Recife – PE para falar sobre as possibilidades de atuação que o convênio trás para o município e também para a universidade. Além do convênio em andamento a intenção é que a Unemat possa auxiliar a prefeitura de Cáceres a desenvolver também um projeto que será submetido ao Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) considerando os conceitos de Cidades Inteligentes e Governo Inteligente, este programa é financiado pela União Europeia por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e bancos comerciais.

A proposta dos professores da Unemat é demonstrar para os prefeitos no Seminário: Perspectivas, Desafios e Inovação do PMAT que é possível fazer um trabalho interligando e integrando toda a administração pública. O conceito é o de governos inteligentes apoiando o desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso podemos integrar todos os setores, garantir um base de dados integrada e com isso gerar mais serviços, produtos e arrecadação e qualidade de vida. O que estamos propondo é uma forma inovadora de pensar a administração tributária de forma integrada com as demais secretarias, explica os professores

Identificamos que o PMAT pode ser um propulsor no processo de modernização da gestão municipal através da utilização de recursos tecnológicos inovadores. Consideramos possibilidades de interligação e integração das unidades municipais, bem como utilizarmos conceitos de Data Warehouse, Business Intelligence e Redes do Futuro, dentro de uma perspectiva de Smart Government como suporte para o desenvolvimento de Smart City, acrescenta o professor Robson de Melo.  

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24697 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada