Imprimir
Professores da Unemat são convidados para ministrar palestras na Frente Nacional dos Prefeitos


O convênio assinado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cáceres - MT, e Fundação de Apoio ao Ensino Público Estadual, esta desenvolvendo quatro subprojetos: Mobilidade Urbana, Plano Diretor, Reestruturação Fiscal e Tributária, e Geoprocessamento - Cadastro Multifinalitário chamou atenção da ONG Frente Nacional dos Prefeitos.



Esta ONG foi fundada em 1989, e dirigida exclusivamente por prefeitos, seu presidente é gestor municipal da cidade de Campinas Jonas Donizete, ela atua na representação de mais de 400 municípios, que representa 100% das capitais brasileiras, 60% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto do país.



O coordenador geral do Convênio, professor Weily Toro Machado e o professor Robson Gomes de Melo estarão entre os dias 26 e 29 de novembro na 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos em Recife – PE para falar sobre as possibilidades de atuação que o convênio trás para o município e também para a universidade. Além do convênio em andamento a intenção é que a Unemat possa auxiliar a prefeitura de Cáceres a desenvolver também um projeto que será submetido ao Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) considerando os conceitos de Cidades Inteligentes e Governo Inteligente, este programa é financiado pela União Europeia por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e bancos comerciais.



A proposta dos professores da Unemat é demonstrar para os prefeitos no Seminário: Perspectivas, Desafios e Inovação do PMAT que é possível fazer um trabalho interligando e integrando toda a administração pública. O conceito é o de governos inteligentes apoiando o desenvolvimento de cidades inteligentes. Para isso podemos integrar todos os setores, garantir um base de dados integrada e com isso gerar mais serviços, produtos e arrecadação e qualidade de vida. O que estamos propondo é uma forma inovadora de pensar a administração tributária de forma integrada com as demais secretarias, explica os professores



Identificamos que o PMAT pode ser um propulsor no processo de modernização da gestão municipal através da utilização de recursos tecnológicos inovadores. Consideramos possibilidades de interligação e integração das unidades municipais, bem como utilizarmos conceitos de Data Warehouse, Business Intelligence e Redes do Futuro, dentro de uma perspectiva de Smart Government como suporte para o desenvolvimento de Smart City, acrescenta o professor Robson de Melo.  


Por: Lygia Lima