Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat discute internacionalização do ensino superior em Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional
FAUBAI
Unemat discute internacionalização do ensino superior em Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional
11/04/2017 11:38:32
por Nataniel Zanferrari

A assessora de Assuntos Externos e Internacionais, Áurea Ignácio,e a diretora de Mobilidade Acadêmica, Maristela Cury Sarian, representaram a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na Conferência Faubai 2017, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A conferência, realizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), discute os assuntos relacionados ao engajamento social e à inovação na internacionalização do Ensino Superior. Esta é a maior conferência sobre internacionalização da Educação Brasileira.

“Depois que acabou o Programa Ciências Sem Fronteiras, o Governo Federal, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está reformulando e repensando a internacionalização no nosso País”, explica a assessora de Assuntos Internacionais, Áurea Ignácio. “Precisamos discutir projetos relevantes, fortalecer grupos de pesquisa em rede nacional e internacional, formação de alunos em língua estrangeira, ampliação de pesquisas. Nós temos que ter em mente quais projetos a Instituição vai eleger, para onde queremos internacionalizar, com quais grupos, quando, como. Portanto teremos uma nova fase da internacionalização em nosso País”, afirma a assessora.

“Internacionalização não quer dizer apenas enviar alunos para o exterior, apenas mobilidade internacional. Podemos ter projetos em colaboração com diferentes países sem precisar de mobilidade, no modelo virtual, por exemplo, envolvendo a graduação e a pós-graduação. Temos que pensar em um programa para receber alunos de outras Instituições de Ensino Superior do País e do exterior. O novo programa da Capes vai potencializar a internacionalização na pós-graduação, que já possui fortes cooperações com instituições estrangeiras e que mantém grandes ações em pesquisa. A novidade é pensar a internacionalização em um sentido mais amplo”, disse Áurea.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24701 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada