Imprimir
Unemat discute internacionalização do ensino superior em Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional


A assessora de Assuntos Externos e Internacionais, Áurea Ignácio,e a diretora de Mobilidade Acadêmica, Maristela Cury Sarian, representaram a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na Conferência Faubai 2017, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.



A conferência, realizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), discute os assuntos relacionados ao engajamento social e à inovação na internacionalização do Ensino Superior. Esta é a maior conferência sobre internacionalização da Educação Brasileira.



“Depois que acabou o Programa Ciências Sem Fronteiras, o Governo Federal, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está reformulando e repensando a internacionalização no nosso País”, explica a assessora de Assuntos Internacionais, Áurea Ignácio. “Precisamos discutir projetos relevantes, fortalecer grupos de pesquisa em rede nacional e internacional, formação de alunos em língua estrangeira, ampliação de pesquisas. Nós temos que ter em mente quais projetos a Instituição vai eleger, para onde queremos internacionalizar, com quais grupos, quando, como. Portanto teremos uma nova fase da internacionalização em nosso País”, afirma a assessora.



“Internacionalização não quer dizer apenas enviar alunos para o exterior, apenas mobilidade internacional. Podemos ter projetos em colaboração com diferentes países sem precisar de mobilidade, no modelo virtual, por exemplo, envolvendo a graduação e a pós-graduação. Temos que pensar em um programa para receber alunos de outras Instituições de Ensino Superior do País e do exterior. O novo programa da Capes vai potencializar a internacionalização na pós-graduação, que já possui fortes cooperações com instituições estrangeiras e que mantém grandes ações em pesquisa. A novidade é pensar a internacionalização em um sentido mais amplo”, disse Áurea.


Por: Nataniel Zanferrari