Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Pesquisadores da Unemat irão avaliar sementes de maracujá por análise de imagens
GENÉTICA
Pesquisadores da Unemat irão avaliar sementes de maracujá por análise de imagens
30/12/2016 10:00:00
por Nataniel Zanferrari

Passiflora é um gênero botânico de cerca de 500 espécies de plantas. Em sua maioria, são trepadeiras, embora algumas sejam arbustos e poucas espécies sejam herbáceas. Todas, porém, são conhecidas pelo seu fruto: o maracujá.

O gênero Passiflora é originário da América do Sul, e seu maior centro de distribuição geográfica é no Centro-Oeste e no Norte do Brasil. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, cultivando mais de 35 mil hectares e produzindo mais de 485 mil toneladas do fruto, que pode ser consumido na forma de sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. Os frutos possuem aroma agradável e alto valor nutritivo, o que os torna bem aceitos pelos consumidores, sendo também boa fonte de vitamina A, B2, B3 e C.

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGMP) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do Câmpus Jane Vanini, em Cáceres, estão desenvolvendo projeto para avaliação e análise de sementes de espécies nativas de Passiflora por meio de análise de imagens. O projeto é realizado em rede, em uma parceria da Unemat com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.

“O projeto visa identificar tecnologias relacionadas à germinação, superação de dormência e conservação de sementes de Passiflora e, assim, gerar informações que contribuam para o desenvolvimento dos potenciais frutíferos agrícolas da planta”, explica o professor da Unemat e coordenador do projeto, Petterson Baptista da Luz. “O projeto foca na análise de sementes por imagem, que é uma alternativa relativamente recente para classificar os diversos aspectos das sementes, através do teste de raios-X e da análise computadorizada de imagens de plântulas”, afirma Petterson.

O conhecimento sobre os aspectos relacionados à germinação de sementes é de fundamental importância para a propagação e manutenção das espécies. No caso das espécies do gênero Passiflora, há dificuldade de germinação de muitas espécies silvestres que fazem parte desse gênero. Além disso, informações sobre a maturação dos frutos e a morfologia interna das sementes podem auxiliar na escolha daquelas bem formadas, visando garantia de posterior utilização para estudos de conservação e de melhoramento genético. Dessa maneira, técnicas de análise de imagens, como os raios-X, e a morfologia externa podem auxiliar na escolha do ponto ideal de maturidade fisiológica dos frutos e das sementes.

Outro aspecto que merece destaque para as espécies silvestres é a dormência das sementes, que pode estar associada à impermeabilidade do tegumento (a parte externa da semente) e desordens fisiológicas. Portanto, há a necessidade de estudos relacionados à superação de dormência dessas espécies, para poder garantir sucesso na produção de mudas.

Além de Petterson, a equipe é composta pelos pesquisadores Andréa dos Santos Oliveira, Eder Pedroza Isquierdo e Severino de Paiva Sobrinho; e também pelas pesquisadoras Elisangela Clarete Camili, da UFMT, e Maria Laene Moreira de Carvalho, da UFLA.

Recentemente, o projeto foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para financiamento de rede de pesquisas. O projeto foi aprovado na Faixa B, sob o eixo de Biodiversidade e Biotecnologia.

Conheça os outros projetos da Unemat que serão financiados pela Fapemat, clicando aqui (http://portal.unemat.br/?pg=noticia/10484/Unemat%20aprova%2012%20projetos%20em%20Editais%20de%20pesquisa%20da%20Fapemat).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24710 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada