Mato Grosso, Domingo, 11 de Janeiro de 2026     
Novo Portal
Unemat reúne com municípios para propor alternativas para campus de Colíder
REESTRUTURAÇÃO
Unemat reúne com municípios para propor alternativas para campus de Colíder
11/05/2016 11:07:35
por Lygia Lima
Foto por: Deivid Fontes - Assessoria Unemat

A Reitoria da Unemat se reuniu nesta terça-feira (10.05) com as prefeituras dos municípios próximos de Colíder para discutir alternativas para o Câmpus Vale do Teles Pires que está passando por uma reestruturação. A proposta da direção da Universidade do Estado de Mato Grosso é que o Câmpus passe a ofertar modalidades diferenciadas de ensino e não mais turmas regulares a fim de atender demandas específicas da região.

O vice-reitor Ariel Lopes Torres salientou que a Unemat não tem interesse em fechar o Câmpus de Colíder por isso é fundamental que os municípios da região levantem as demandas para que a universidade, juntamente com as prefeituras, governo estadual e deputados possam se unir para garantir a formação necessária. “Os cursos oferecidos de forma regular no Câmpus de Colíder não vinham tendo demanda de alunos, e por isso, estamos dentro da universidade discutindo os melhores caminhos, pois nós gestores temos que ter o compromisso com os recursos públicos. Nós queremos atender a região, e acreditamos que a oferta de cursos em modalidades diferenciadas, como já acontece há mais 20 anos no Câmpus do Médio Araguaia, em Luciara, é uma alternativa importante”, ressaltou.

Entre as propostas tiradas do encontro ficou de ser discutido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) a abertura de uma turma de Licenciatura em Biologia no Câmpus de Colíder, aproveitando o laboratório já existente e estruturando outros para atender futuras demandas por cursos. Após a análise e aprovação da proposta de curso de Biologia, o mesmo será analisado pelo Conselho Universitário e se for aprovado, poderá ser ofertado em vestibular específico ainda neste ano.

A Unemat juntamente com os municípios da região também irá fazer um levantamento de demandas para que com um estudo seja apresentado a Assembleia Legislativa a fim de que os deputados possam analisar e destinar recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para que os projetos e ações sejam desenvolvidos a partir do próximo ano.

O encontro convocado pela Reitoria contou com as presenças de autoridades municipais de Colíder, como o prefeito Nilson Santos, do presidente da Câmara Odair José de Oliveira, e também secretários municipais de educação dos municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Nova Canãa, além do representante do deputado estadual Pedro Satélite, Alan Lima. O vice-reitor Ariel Lopes Torres acompanhado dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Bruno Zanin, Extensão e Cultura, Alexandre Porto e Assuntos Estudantis, Anderson Amaral, e do diretor Político-financeiro e Pedagógico do Câmpus, Tales Nereu Bogoni. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25208 | Impressões: 164552
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada