Imprimir
Unemat reúne com municípios para propor alternativas para campus de Colíder


A Reitoria da Unemat se reuniu nesta terça-feira (10.05) com as prefeituras dos municípios próximos de Colíder para discutir alternativas para o Câmpus Vale do Teles Pires que está passando por uma reestruturação. A proposta da direção da Universidade do Estado de Mato Grosso é que o Câmpus passe a ofertar modalidades diferenciadas de ensino e não mais turmas regulares a fim de atender demandas específicas da região.



O vice-reitor Ariel Lopes Torres salientou que a Unemat não tem interesse em fechar o Câmpus de Colíder por isso é fundamental que os municípios da região levantem as demandas para que a universidade, juntamente com as prefeituras, governo estadual e deputados possam se unir para garantir a formação necessária. “Os cursos oferecidos de forma regular no Câmpus de Colíder não vinham tendo demanda de alunos, e por isso, estamos dentro da universidade discutindo os melhores caminhos, pois nós gestores temos que ter o compromisso com os recursos públicos. Nós queremos atender a região, e acreditamos que a oferta de cursos em modalidades diferenciadas, como já acontece há mais 20 anos no Câmpus do Médio Araguaia, em Luciara, é uma alternativa importante”, ressaltou.



Entre as propostas tiradas do encontro ficou de ser discutido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) a abertura de uma turma de Licenciatura em Biologia no Câmpus de Colíder, aproveitando o laboratório já existente e estruturando outros para atender futuras demandas por cursos. Após a análise e aprovação da proposta de curso de Biologia, o mesmo será analisado pelo Conselho Universitário e se for aprovado, poderá ser ofertado em vestibular específico ainda neste ano.



A Unemat juntamente com os municípios da região também irá fazer um levantamento de demandas para que com um estudo seja apresentado a Assembleia Legislativa a fim de que os deputados possam analisar e destinar recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para que os projetos e ações sejam desenvolvidos a partir do próximo ano.



O encontro convocado pela Reitoria contou com as presenças de autoridades municipais de Colíder, como o prefeito Nilson Santos, do presidente da Câmara Odair José de Oliveira, e também secretários municipais de educação dos municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Nova Canãa, além do representante do deputado estadual Pedro Satélite, Alan Lima. O vice-reitor Ariel Lopes Torres acompanhado dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Bruno Zanin, Extensão e Cultura, Alexandre Porto e Assuntos Estudantis, Anderson Amaral, e do diretor Político-financeiro e Pedagógico do Câmpus, Tales Nereu Bogoni. 


Por: Lygia Lima