Mato Grosso, Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019     

Ecologia e Conservação

Linhas de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

Doutorado Acadêmico

1. Ecologia e Padrões Biogeográficos:

Compreender os processos ecológicos que atuam no padrão de distribuição das espécies, comunidades e ecossistemas, no espaço geográfico e através do tempo geológico, bem como sobre os processos envolvidos na geração e manutenção do padrão atual de distribuição da biodiversidade, especialmente na região de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia.

2. Conservação da Biodiversidade:

Avaliar e compreender os fatores estruturadores e dinâmicos que caracterizam as espécies, comunidades e ecossistemas para identificar estratégias de conservação, especialmente na condição atual onde a biodiversidade está inserida em paisagens intensamente modificadas e fragmentadas pela ação humana. Avaliar e compreender os mecanismos que promovem uma relação equilibrada entre a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano.


Mestrado Acadêmico

1. Ecologia de Sistemas e Comunidades de Áreas Úmidas:

O enfoque é dado aos processos funcionais e estruturais dos principais ecossistemas aquáticos e de áreas úmidas, especialmente do estado de Mato Grosso. São considerados os aspectos do ambiente físico, envolvendo a estrutura, a dinâmica e a conservação biológica de comunidades aquáticas e dos recursos hídricos do Bioma Cerrado, bem como temas sobre as relações sócio-culturais do homem com ambientes aquáticos e inundáveis.

2. Ecologia de Sistemas e Comunidades Terrestres:

O enfoque é dado aos processos funcionais e estruturais dos principais ecossistemas terrestres, especialmente do estado de Mato Grosso. São considerados os aspectos ambientais, climáticos e edáficos, envolvendo os ciclos biogeoquímicos, a estrutura, a sucessão e a distribuição fitogeográfica das principais fitofisionomias do Bioma Cerrado, a influência da vegetação na qualidade da água, a conservação dos recursos hídricos e estudos de fauna terrestre, bem como temas sobre as relações socioculturais do homem com o meio ambiente.


Voltar ao Topo ◥

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000