Vigência: 2016-2019
Órgão financiador
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. CHAMADA MCTIC/CNPq Nº 02/2017 - SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SNCT 2017
Parceria:
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFMT/Câmpus Cáceres e Secretarias Municipais de Cáceres; Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos.
Vivemos em uma sociedade que tem o conhecimento científico como elemento fundamental da cultura, sendo ele considerado necessário e estratégico neste século de informação em que a ciência e a tecnologia têm possibilitado avanços significativos em diversas áreas. Neste sentido, é preciso que a popularização deste conhecimento seja ampliada para que as pessoas possam acessá-lo, ou seja, parafraseando Milton Nascimento “Todo artista tem de ir aonde o povo está”, e este projeto itinerante tem esta característica, de levar o conhecimento matemático aonde o povo está! Desenvolvido em espaços não-formais de educação pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática – CEICIM da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/Câmpus Cáceres e Secretarias Municipais de Educação, propõe ações de divulgação e popularização da Matemática com o oferecimento de atividades como palestras, oficinas, exposição, objetos robóticos e um conjunto de módulos interativos com jogos de raciocínio e estratégias, problemas, quebra-cabeças e experimentos construídos em uma linguagem acessível, permitindo aos participantes interagir, refletir, fazer perguntas, enfrentar desafios, além de descobrir e fazer aplicações da Matemática, percebendo como esta ciência pode emergir de lugares nada habituais, propiciando assim, a inclusão cultural, científica-tecnológica e social não só dos alunos, como das comunidades. O projeto busca envolver o maior número de pessoas, tendo como público alvo, professores e alunos do ensino fundamental, médio e técnico das escolas públicas Municipais, Estaduais, Federais e particulares; discentes do ensino superior, assim como a comunidade local, atendendo à diversidade social, cultural e de gênero. Na produção das atividades do projeto, estão envolvidos os professores da Educação Básica e os alunos do curso de Licenciatura em Matemática de Cáceres, o que contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem nesta área da ciência e para a formação do futuro professor, com a inserção de práticas inovadoras no fazer pedagógico. O evento aproxima a matemática das pessoas e promove a sua interação com conceitos clássicos desta área do conhecimento, permitindo perceber, na prática, a aplicação da Matemática em sua vida, na área social, cultural e econômica, refletindo o aspecto contemporâneo da divulgação científica.
Vigência: 2018-2019
Órgão financiador:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por meio da Secretária de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, o Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica – SEB.
Parceria:
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFMT/Câmpus Cáceres e Prefeitura Municipal de Cáceres/Secretaria Municipal de Educação. Grupo Cometa. Juba Supermercados.
Objetivos:
Oportunizar condições para que os professores estimulem a atitude investigativa nos alunos, levando-os a observar os fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema; desenvolvam um trabalho de iniciação científica com tema voltado às diferentes áreas da Ciência, em vez da cópia de experimentos apresentados nos livros didáticos ou em sites;
Provocar nos alunos a investigação daquilo que, à primeira vista, poderia aparentar algo de difícil compreensão, ou um mistério, colocando em questionamento os conhecimentos, habilidades, crenças e conceitos prévios que eles trazem à escola.
Promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, visando a melhoria da qualidade da educação científica.
Valorizar a experimentação, a inovação, buscando estimular o trabalho colaborativo entre os alunos e professores na educação básica.
Incentivar os alunos a trabalharem em equipe
Despertar e instigar os alunos, tanto os que participam do projeto, quanto os que assistirem a apresentação da mostra, a se interessarem pela Ciência.
Incentivar jovens talentosos a seguirem as carreiras científico-tecnológicas, por meio do oferecimento de Bolsas de Iniciação Científica Junior – ICJ.
Apoiar o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares integrando as diferentes áreas da ciência como a física, biologia, química, matemática, história, geografia, topografia, geoprocessamento, informática, agricultura, zootecnia e as artes, por meio de atividades investigativas, experimentais e demonstrativas.
Consolidar o envolvimento da Universidade com a Comunidade Escolar.
Vigência: 2018-2020
Órgão financiador
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018
Parceria
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFMT/Câmpus Cáceres.
Este projeto tem como objetivo promover o empoderamento de alunas da educação básica/superior e professoras em assuntos de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), por meio do desenvolvimento da atitude investigativa, promovendo assim a inclusão científica, tecnológica e social. A justificativa para o seu desenvolvimento é de que, embora nos últimos anos tenhamos tido um aumento no interesse do número de meninas e mulheres pelas ciências exatas, ainda é necessário ampliar esta participação e superar alguns preconceitos: “mulher não gosta ou não tem habilidades para as ciências exatas e tecnológicas”. Para criar um ambiente favorável ao surgimento de vocações femininas nesta área e a paridade de gênero, desenvolveremos com as professoras e alunas participantes do projeto, atividades de formação que serão realizadas em cinco escolas públicas da Educação Básica de Cáceres/MT e no Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, utilizando como metodologia a Educação Científica Baseada na Investigação. Entre os resultados esperados, pretendemos que as alunas se envolvam com temas de Ciência e Tecnologia; atuem como monitoras na exposição “As grandes cientistas”; participem produzindo e apresentando trabalhos em eventos científicos e que as professoras orientem trabalhos na área e se qualifiquem para desenvolver atividades investigativas e experimentais em sala de aula.
Objetivos
Promover o empoderamento de alunas da educação básica/superior e professoras em assuntos da área STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), por meio do desenvolvimento da atitude investigativa, promovendo assim a inclusão científica, tecnológica e social.
Preparar as alunas para a apresentação de trabalho de iniciação científica na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, promovendo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da elaboração de resumo e da exposição do trabalho.
Desenvolver as habilidades e competências das meninas para que possam estabelecer conexões entre o conhecimento científico e o mundo ao seu redor.
Ampliar o letramento científico das participantes do projeto, valorizando a aprendizagem do questionamento, da investigação, da experimentação, da inovação, buscando estimular o trabalho colaborativo e em equipe, entre as alunas e professoras da educação básica.
Oportunizar a formação continuada de professores da rede de ensino e a formação inicial das graduandas em Matemática, nos encontros de formação, na metodologia da educação científica baseada na investigação, para que elas a incorporem à sua prática pedagógica e possam desenvolver atividades de iniciação científica em sala de aula.
Proporcionar a formação científico-tecnológica de professoras e alunas, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades com vista ao acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Incentivar as jovens talentosas a seguirem as carreiras científico-tecnológicas, por meio do oferecimento de Bolsas de Iniciação Científica, combatendo assim a evasão, abrindo possibilidades de acesso ao ensino superior.
Fortalecimento e constituição de grupos colaborativos de estudo e pesquisa para o desenvolvimento de atividades investigativas no ensino de ciências e matemática.