Mato Grosso, Domingo, 23 de Janeiro de 2022     
Novo Portal
Professores da Unemat que atuam no projeto Parceladas chegam em Luciara
Professores da Unemat que atuam no projeto Parceladas chegam em Luciara
28/07/2003 14:47:23
por Coordenadoria de Comunicação Social

Antes da primeira etapa presencial do projeto Licenciaturas Plenas Parceladas começar, antes mesmo dos 360 alunos aprovados no vestibular da Unemat na região do Médio Araguaia para os cursos de Geografia, História, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas e Letras receberem suas primeiras lições, os professores que participam da etapa presencial foram quem tiveram as primeiras aulas.

O Estado de Mato Grosso com sua realidade socioeconômica e suas dimensões geográficas foi analisado por meio das janelas do ônibus num trajeto de 1.200 km, distância que separa Cuiabá do município de Luciara, onde a Universidade possui um campus universitário.

A análise in loco das características de Mato Grosso permitiu a alguns explorar melhor seus conhecimentos. “Eu olhava no mapa e não imaginava ser uma viagem tão longa, apesar de conhecer a distância”, comenta o professor de Geografia, Antônio Marcos da Rosa, impressionado com a oportunidade de lecionar num local tão ao extremo do estado.

Ele é professor há cinco anos na rede municipal de ensino em Cuiabá, e pediu afastamento do cargo para poder participar da experiência de atuar como professor de Geografia nas Parceladas. “O fato de percorrer 1.200 km dentro do próprio estado é coisa que impressiona qualquer um”, diz. Ele deve atuar como professor no projeto nos próximos quatro anos.

Mesmo período que enfrentará a professora do ensino fundamental no município de São José do Xingu, com uma diferença: Ilza Correia da Costa é caloura do curso de Biologia, aprovada no vestibular do último dia 20. Ela percorreu 300 km para chegar em Luciara, fazer sua matrícula e garantir a tão sonhada vaga. “Eu lutei demais por essa vaga, não perco por nada neste mundo”, afirma. O período de matrícula foi ontem e hoje, 28 de julho.

Missão

“A história de vida dos alunos dos cursos diferenciados é outra em relação aos acadêmicos dos cursos regulares”, avalia Loriége Pessoa Bitencourt, professora do curso de Matemática. Segundo ela, participar do projeto é uma experiência enriquecedora na medida em que se sabe o quanto ele representa à população da região.

A necessidade e o desejo de concluir um curso superior são dois sentimentos latentes nesses alunos. “Educação é uma das prioridades da minha vida”, afirma Ilza. Aos 33 anos e mãe de três filhos, todos alfabetizados por ela, a acadêmica diz que o sonho de sua filha de 17 anos, no 2º ano do ensino médio, é formar-se em medicina veterinária.

“São essas coisas que trazem valor ao nosso trabalho, que dão a precisa dimensão do valor desses projetos da Unemat”, confirma Marilda Dias Pereira, professora do curso de Letras.

Atividades

Nesta segunda-feira, durante o período da manhã e da tarde, estarão sendo feitas as matrículas dos alunos. À noite, às 19hs, ocorre a solenidade de abertura do projeto Parceladas, no campus de Luciara. Em seguida, a aula inaugural com professor Antônio Máximo, secretário Adjunto da Seduc, na Escola Estadual Humberto Castelo Branco. O baile do calouro, na praia do rio Araguaia encerra a programação do primeiro dia.

Amanhã, 29 de julho, a equipe e os cursos que integram o projeto serão apresentados aos alunos. A etapa letiva começa às 14hs e as matrículas da 2ª chamada serão feitas até às 18hs.

A oferta dos cursos de licenciatura é resultado de um convênio assinado entre Secretaria Estadual de Educação, Seduc, Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, e 13 prefeituras da região do Médio Araguaia: Vila Rica, Confresa, Luciara, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Terezinha e Santa Cruz do Xingu.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 22649 | Impressões: 25779
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000