Mato Grosso, Domingo, 23 de Janeiro de 2022     
Novo Portal
Macroprojetos do PEP serão financiados com orçamento do Programa Mais MT
INVESTIMENTOS
Macroprojetos do PEP serão financiados com orçamento do Programa Mais MT
15/06/2021 22:55:06
por Assessoria
Foto por: Secom - MT

Em reunião realizada com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, no dia 11 de junho, a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)  apresentou alguns macroprojetos oriundos do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) que foram aprovados para receber recursos do Programa Mais MT.

O PEP representa para a Unemat “a materialização do compromisso da gestão em relação às tomadas de decisão respaldadas pelas necessidades e anseios da comunidade unematiana”, conforme o documento de 2017, e que foi construído, de forma coletiva e participativa, para o período de 2015 a 2025. Deste planejamento, a reitoria recortou alguns projetos que estão presentes nas demandas de todos os campus e que são importantes para atender aos objetivos estratégicos e às metas do PEP, no sentido de potencializar a qualidade de oferta das ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.

O governo de Mato Grosso publicou o Decreto nº 829, de 22 de fevereiro de 2021 o qual dispõe sobre o “Mais MT” - Programa de Investimentos em Obras e Ações do Estado de Mato Grosso com o objetivo de investir em ações em 12 grandes eixos estruturantes: Segurança; Saúde; Educação; Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Infraestrutura; Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Simplifica MT; Eficiência Pública; Meio Ambiente; Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.

A Unemat, por meio da ação da atual gestão, apresentou ao governador as demandas do PEP e, destacadamente, quatro macroprojetos serão financiados pelo Programa Mais MT:

1. Readequação da rede elétrica de média tensão e implantação de religador automático (RA), com vistas a ampliação da carga instalada na rede de média tensão e implementação do programa de revitalização e readequação estrutural e elétrica dos Câmpus Universitários.

2. Aquisição de serviços de elaboração de projeto e execução para prevenção e combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas – SPDA, para os Câmpus e Sede da Unemat, visando a adequação das atuais condições de segurança contra incêndio, descargas atmosféricas e pânico.

3. Modernização da infraestrutura de rede lógica de todas as unidades da Unemat, visando proporcionar alta qualidade no acesso aos serviços institucionais e acadêmicos, às bases de pesquisas científicas e acesso à Internet para a comunidade acadêmica e externa.

4. Modernização e reestruturação dos laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão através de equipamentos modernos, multifuncionais e destinados a multiusuários.

Outros projetos foram apresentados ao governador Mauro Mendes e também avaliados como potenciais objetos para financiamento com recursos do Programa Mais MT. Aquisição de ônibus e vans e criação de estúdio de produção e edição de material digital com o objetivo de produção de materiais didático-científico para atender as ações de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano de 2021, a Unemat receberá um investimento em torno de 15 milhões do Programa Mais MT, sendo que o restante será discutido ao longo deste ano para ser executado nos próximos anos.

Para Rodrigo Zanin, reitor da Universidade, esses investimentos serão fundamentais para o desenvolvimento da instituição e para atender qualitativamente a comunidade acadêmica, pois esses projetos estão na pauta do planejamento da Instituição há um determinado tempo e, em função das dificuldades financeiras, não foram atendidas à época.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 22999 | Impressões: 25784
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000