Mato Grosso, Domingo, 23 de Janeiro de 2022     
Novo Portal
Professores e alunos de pós-graduação da Unemat publicam livro
LINGUÍSTICA
Professores e alunos de pós-graduação da Unemat publicam livro
12/05/2021 16:06:32
por Lygia Lima

Professores e alunos do curso de pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso publicaram o livro “Atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras – Um estudo semântico-enunciativo do Mato Grosso (Fase III)” .

A obra lançada publicada pela Pontes Editora pode ser adquirida no site da Editora  que também tem os licros das outras fases do projeto de pesquisa sobre o Mato Grosso;

Os capítulos da obra são de diferentes autores, desde de doutorandos, mestrandos e docentes e discentes. Nas diferentes fases do projeto, os artigos buscam discutir aspectos da história de Mato Grosso a partir de um perspectiva semântica-enunciativa. Nesse volume, os organizadores da obra explicam que “os textos trazem análises que mostram partilhas do real que vão se construindo tanto por parte de cada um dos textos como pelas correlações entre o conjunto deles”.

O livro começa com o projeto de um novo mundo estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas e termina com o presente dos 300 anos de Cuiabá e, em todo seu percurso, mostra como as relações do poder político do Estado percorrem toda a história. E assim se vê a construção de fronteiras, a fundação de cidades, o desenvolvimento econômico e social, enfim, a produção de uma história atravessada por seus próprios conflitos”, diz o prefácio organizado pelos professores Albano Dalla Pria, Eduardo Guimarães, Luiz Francisco Dias e Taisir Mahmudo Karim.

Entre os temas tratados nesse volume (Fase III) estão: Os acontecimentos dos tratados que significaram a constituição da fronteira oeste de Mato Grosso; Rondon e a questão indígena no século XX; Identidades plurais em textos de viagem; O teatro em Mato Grosso no século XVIII; Vapor Etrúria; Fazendas Descalvados, Jacobina, Facão e Ressaca; Forte de Coimbra e Real Forte Príncipe da Beira; Vila Bela da Santíssima Trindade; Cuyaba trezentos anos

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 22921 | Impressões: 25780
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000