Mato Grosso, Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2022     
Novo Portal
Professor do Jornalismo lança publicação internacional por editora europeia
COMUNICAÇÃO
Professor do Jornalismo lança publicação internacional por editora europeia
10/05/2021 18:48:19
por Assessoria

O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Lawrenberg Advíncula da Silva, que atua no curso de Jornalismo do Câmpus de Tangará da Serra, lançará nesta terça-feira (11), às 9 h (horário de Mato Grosso) pelo canal do facebook da editora Media XXI (facebook.com/editoramediaxxi), o livro Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos.

A obra é organizada em trabalho conjunto com os pesquisadores estrangeiros Cristian Yanez Aguilar, da Universidade Austral de Valdívia do Chile e Elmano Ricarte, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa de Portugal. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Editorial da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade (RCCS), vinculada ao Grupo de Pesquisa de mesmo nome (GP-COMCULSOC).

Com textos em português e espanhol, o livro reúne contribuições e pesquisas em Comunicação, Jornalismo e Publicidade de nove (9) países: Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala e Portugal. Ao todo, são 27 textos que estão divididos em três seções, sendo elas: 1) A América Latina e seus territórios comunicacionais, 2)  A comunicação para além do Atlântico: Dilemas contemporâneos do mundo ibérico, e 3) Brasil-Contin(g)ente e suas alteridades comunicacionais.

De acordo com o professor Lawrenberg Silva, a publicação tem por objetivo apresentar distintas perspectivas de Comunicação. “Cenários Comunicacionais convida-nos a conhecer variados panoramas de pesquisas no campo da Comunicação, com o esforço acadêmico de evidenciar pontes, mas também fraturas. Panoramas mais próximos da tradição funcionalista e norte-americana, mas também outras em dialogo com o pensamento latino-americano, um pensamento mais voltado para a complexidade que são as práticas sociais de comunicar”, analisa o professor.

Além da contribuição de pesquisadores de diversos países, a obra conta com a colaboração de 25 alunos e alunas de três grandes instituições da América do Sul: da Universidade Austral do Chile, da Faculdade Los Libertadores de Bogotá, Colômbia, e da própria Universidade do Estado de Mato Grosso. Eles contribuíram com notas históricas acerca da história da imprensa escrita e de algumas instituições de pesquisa importantes no continente americano, na seção intitulada Notas históricas sobre a Imprensa na América.

Na obra, a jornalista da Universidade do Estado de Mato e doutora em Comunicação Social, Danielle Tavares também tem um capítulo que trata sobre a Política de Comunicação da Unemat recém construída de forma coletiva e aprovada nos Conselhos Superiores da instituição.

O livro está publicado e comercializado na versão digital (ebook) e impressa. Na versão digital, a obra poderá ser adquirida pelas páginas na web da editora Media XXI e da Amazon. Enquanto a versão impressa, em menor quantidade, estará disponível nos eventos de lançamento e no contato com os organizadores. 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 27585 | Impressões: 26038
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000