Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat lamenta falecimento da professora Maria do Socorro Pimentel da Silva
NOTA DE FALECIMENTO
Unemat lamenta falecimento da professora Maria do Socorro Pimentel da Silva
03/05/2021 17:40:08
por Danielle Tavares

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lamenta o falecimento da professora Maria do Socorro Pimentel da Silva, grande defensora da causa indígena. A professora teve complicações decorrentes da Covid-19 e veio a óbito na manhã desta segunda-feira (03/05).

Maria do Socorro era professora Titular da Faculdade de Letras (FL) e do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalhou desde 2002.

Foi coordenadora dos cursos de graduação (Licenciatura em Educação Intercultural) e Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar, bem como na Pós-Graduação em Linguística. Dedicou-se, ainda, a formação de pesquisadores e pesquisadoras indígenas da região Araguaia-Tocantins.

Ela organizou 23 livros e tem mais de 50 publicações. Criou, em 2016, a revista 'Articulando e Construindo Saberes', que tem como proposta a publicação de trabalhos inéditos, sob forma de artigos, que promovam a articulação e construção de saberes, em uma perspectiva decolonial, abordando temáticas transdisciplinares e interculturais de valorização e fortalecimento das epistemologias subalternizadas, de vitalidade das línguas indígenas, e de retomada dos saberes indígenas milenares.

“A Faindi lamenta essa perda tão prematura e reconhece o legado deixado pela professora e pesquisadora Maria do Socorro para a Educação Escolar indígena em Mato Grosso e no Brasil. Ela dedicou a sua vida à questão indígena”, afirmou o ex-coordenador da Faculdade Indígena Intercultural e coordenador do mestrado indígena da Unemat, Adailton Alves da Silva.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada