Mato Grosso, Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021     
ENEM
2ª Feira Científica de Santo Antônio de Leverger tem inscrições abertas para palestras de lançamento
EDUCAÇÃO
2ª Feira Científica de Santo Antônio de Leverger tem inscrições abertas para palestras de lançamento
02/03/2021 12:00:00
por Bruna Obadowski/Comunicação SEDUC

Estão abertas até o dia 2 de março as inscrições para a participação do evento de lançamento da 2ª edição da Feira de Ciências de Santo Antônio de Leverger. A Feira acontece neste ano em formato híbrido com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), e será dividida entre palestras em ambiente virtual e inscrição de jovens mato-grossenses para concorrerem à premiação do evento.

A abertura oficial da primeira etapa será nesta quarta-feira (3), às 8 horas, em ambiente virtual. Neste primeiro momento, a programação contará com profissionais da educação dos estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima, com palestras durante todo o dia e com emissão de certificado para todos os participantes inscritos.

Segundo o professor e coordenador do evento, Dorilson Silva Cambuí, a Feira é uma maneira de despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa científica, sobretudo nesse momento de pandemia, onde a ciência e a pesquisa tem sido indispensável para a busca de soluções como a vacina e métodos e tratamento contra a Covid-19.

Para participar das palestras do dia 3 de março, basta acessar o site do projeto, clicando aqui, e realizar a inscrição de forma gratuita. Na programação, as mesas reúnem temas da atualidade para serem debatidos durante todo o dia 3.

Entre um dos debates mais aguardados desta edição está o diálogo de abertura com o professor Adailton Alves da Silva, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii) da Unemat. A abertura tem como tema central a ‘Etnociência no contexto da Educação Escolar Indígena’.

Para o coordenador do evento, não seria possível fazer uma Feira com esta programação sem o apoio do Edital Nº 11/2019 do CNPq/MCTIC de Feiras de Ciências e Mostras Científicas. Ainda segundo Dorilson Cambuí, “é fundamental todo o apoio institucional para contemplar nossos jovens mato-grossenses no estímulo à pesquisa e à ciência”.

Além da palestra de abertura, o evento conta ainda com mais seis mesas durante todo o dia, com temas que atravessam as experiências inovadoras no ensino. Nas mesas, participam professores envolvidos com a Educação Básica de 10 estados brasileiros.

A programação será transmitida na íntegra no canal oficial do evento, no YouTube, que pode ser acessado clicando aqui.

A programação tem início às 8 horas com o show de abertura, seguido dos debates até às 17 horas, com pausa para o almoço.

 

Jovens mato-grossenses podem concorrer a bolsa do CNPq de Iniciação Científica Júnior

No segundo semestre, durante a realização da segunda etapa do evento, jovens mato-grossenses das redes estadual e municipal de educação poderão inscrever seus trabalhos e projetos para concorrer aos prêmios da 2ª Feira de Ciências de Santo Antônio de Leverger.

A etapa está prevista para acontecer no segundo semestre de 2021, após o retorno das aulas híbridas das redes estadual e municipal de ensino. Podem concorrer alunos dos ensinos Fundamental e Médio representando as escolas do município de Santo Antônio de Leverger e demais municípios de Mato Grosso, e de outros estados da federação.

Segundo os idealizadores do evento, é fundamental que os professores estimulem seus alunos a se inscreverem na feira de ciências virtual e auxiliem no envio final do vídeo e do ensaio. Após as inscrições, com a data ainda não divulgada, os alunos farão as apresentações finais para um painel de jurados.

Os professores também podem se inscrever e submeter seus trabalhos de pesquisa na Feira. Os professores e os estudantes poderão inscrever os seus trabalhos, com até 3 participantes por trabalho. Os trabalhos apresentados como experimentos deverão ser previamente gravados e enviados para a Comissão Organizadora em data a ser divulgada.

 

Premiação

Serão premiados os cinco melhores trabalhos com bolsas de Iniciação Científica Júnior pelo CNPq, medalhas personalizadas para os 50 primeiros colocados e troféus personalizados para os cinco primeiros colocados. Vale lembrar que concorrerão às Bolsas de Iniciação Científica Júnior somente alunos da Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara, em Santo Antônio de Leverger.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8:00 – APRESENTAÇÃO CULTURAL, com grupo Polifonia e maestro Davi dos Anjos

8:30 – PALAVRA DE ABERTURA

Com Lucia Aparecida dos Santos Superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)

9:00 – PALESTRA DE ABERTURA: Etnociência no Contexto da Educação Escolar Indígena

Com professor Adailton Alves da Silva, com coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii) da Unemat

10:00 – MESAS REDONDAS: Experiências inovadoras no ensino

Com professores das redes estadual e municipal de educação de 10 estados brasileiros:

Antônio Cardoso do Amaral, de Cocal dos Alves, no Piauí

Gislaine Ferreira de Araújo, de Várzea Grande, em Mato Grosso

Jeferson Gonçalo Ribeiro, de Leverger, em Mato Grosso

Juliana Aquino Machado, de Canoas, no Rio Grande do Sul

Kobiheti Beinare Karaja, de Luciara, em Mato Grosso

Marcos Antônio Fernandes, de Guarapuava, no Paraná

Maria Cecilia da Silva Lira, de Sorriso, em Mato Grosso

Maria Jannaira Bueno, de João Pessoa, na Paraíba

Mônica da Silva Gallon, de Canoas, no Rio Grande do Sul

Pedro Gilberto Silva de Morais, de Ituituba, em Minas Gerais

Raquel Helena Alves Campos, de Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 7359 | Impressões: 42
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000