Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Março de 2021     
Comitê Acompanhamento COVID
Banco Comunitário de Sementes da Unemat realiza sua primeira exposição
PROJETO DE EXTENSÃO
Banco Comunitário de Sementes da Unemat realiza sua primeira exposição
16/02/2021 19:58:26
por Hemilia Maia

O Banco Comunitário de Sementes (BCS) não convencionais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Colíder, realizou este mês sua primeira Exposição de Sementes na agência da Cooperativa Sicredi.  Cerca de 500 a 800 pessoas que estiveram diariamente na agência, no período de 8 a 12 de fevereiro, receberam sementes e conhecimentos com a intenção de multiplicar plantas e saberes.

“Gostaria de parabenizar a Unemat e o Água Vida pela iniciativa, a ação foi um sucesso e teve grande aceitação dos associados e da equipe. Tivemos vários feedbacks positivos. Esperamos que essas sementes tragam muitos frutos e que essa iniciativa seja cada vez mais disseminada em nosso município”, disse Jocemir Brezolin, gerente da Cooperativa.

Trata-se de um projeto de extensão dos cursos de Agronomia e Biologia em parceria com o Coletivo Água Vida: agroecologia na Amazônia que realiza excursões com a comunidade escolar para a coleta, identificação e pesquisas sobre as plantas das sementes encontradas. O projeto que teve início em setembro de 2020 e se estenderá pelo menos até agosto de 2021 tem o objetivo de ampliar, por meio do acesso às sementes, a produção de alimentos às famílias do campo e da cidade, entre outros.

 

Segundo a coordenadora do projeto, a Profissional Técnica do Ensino Superior (PTES) da Unemat, Liane Margarete Panzenhagen, em forma de projetos de extensão universitária, os bancos tornam-se uma dimensão estratégica para uma nova forma de aprender e viver. “Neste sentido, a proposta do Projeto de Extensão Universitária Banco Comunitário de Sementes visa a criação de um espaço para a promoção de conhecimentos acadêmicos e ou científicos com respaldo na formação de pessoas da comunidade a partir do diálogo e do fazer agroecológico para o Bem Viver”.

Panzenhagen ainda reforça que os BCS são espaços importantes na promoção da educação ambiental formal e nos processos de formação popular. “Quando movimentados em Instituições de Ensino Superior (IES), em conjunto com coletivos de pessoas e ou organizações sociais, os BCS promovem o diálogo que culmina com a construção do conhecimento acadêmico, troca de saberes e experiências entre a universidade e a comunidade”.

Participam do projeto as Profissionais Técnica do Ensino Superior (PTES) Liane Margarete Panzenhagen, como coordenadora, e Patricia Paro, os acadêmicos Luiz Fernando Muniz, e Luana Araújo de Paula e do Coletivo Água Vida, as professoras Ivonete Maria de Souza e Norma Aparecida de Oliveira Nobre, além dos colaboradores Tereza Piloneto Mangolin e Juscelino Nunes Garcia Gomes Neto.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 7204 | Impressões: 10
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000