Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza campanha sobre Saúde Mental a partir da próxima semana
JANEIRO BRANCO
Unemat realiza campanha sobre Saúde Mental a partir da próxima semana
20/01/2021 18:09:08
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza a partir da próxima semana a Campanha Janeiro Branco com o tema: “Janeiro Branco é sobre saúde mental e saúde mental é sobre tudo!”, a fim de chamar a atenção para a importância da Saúde Mental na vida de cada pessoa. Os interessados em participar das atividades, que serão on-line, devem acessar o site da Faespe (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual) e se inscrever gratuitamente.

A organização do projeto é da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e é aberta a comunidade acadêmica e também para a sociedade em geral. A programação começa no dia 25 de janeiro e segue até o dia 29 de janeiro com rodas de conversas e práticas integrativas.

O diretor de Gestão de Integração e Assistência Estudantil, professor Rubens José Bedin destaca o envolvimento de diferentes pessoas e setores na organização do evento. “O Janeiro Branco tem recebido atenção da Prae, por meio da Diretoria de Gestão de Integração e Assistência Estudantil, onde a assistente social Luzinete da Silva Magalhães, têm conseguido mobilizar muitos profissionais, de diversas áreas. E isso é muito representativo, pois une sociedade e universidade para discutirem a saúde mental com a comunidade".

O evento é realizado em parceria com profissionais da rede de serviços do município tais como: o Centro de Referência de Direitos Humanos, o Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres, o Centro de terapia holística Casa da árvore e o Projeto Yoga-me.

O limite de participantes para as rodas de conversa é de 50 pessoas. Para a atividade de contação de história, meditação ativa, yoga e dança, não tem limites de participantes.

Neste ano, a campanha se preocupa também como o momento em que estamos vivendo diante da pandemia, que afeta diretamente a sociabilidade, contribuindo para que as doenças mentais sejam as que mais afetam a coletividade. O Janeiro Branco também quer ressaltar a necessidade de investir em psicoeducação e políticas públicas que contribuam no processo de garantia do direito ao acesso a servidos que atendam essa finalidade.

Por conta da pandemia, o evento será virtual por meio da plataforma do google meet, e em cada atividade o participante deve assinar a lista de frequência para ter direito ao certificado de participação.

 

Programação:

Dia 25/01 – segunda-feira

8hàs 11h - Contação de História como ferramenta da prática educativa e interação social.

15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA:  Saúde mental dos estudantes universitários em tempos de isolamento social.

 

26/01 – Terça-feira

15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA:  : Saúde Mental das mulheres negras em tempos de pandemia.

 

27/01 – Quarta-feira

15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA:  Maternidade, Produtividade e os desafios diante ao contexto da Pandemia.

 

28/01 – Quinta-feira

15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA:  A Pandemia e o aumento de casos de violência contra a mulher

 

29/01 – Sexta-feira

8h às 12:30 – Prática de Yoga Vinyasa, Meditação ativa e Dança

15h às 17h30 - RODA DE CONVERSA saúde mental em tempos de pandemia, uma equação possível?

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24565 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada