Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat é uma das autoras da obra Cientistas sociais e o coronavírus
PUBLICAÇÃO
Professora da Unemat é uma das autoras da obra Cientistas sociais e o coronavírus
03/12/2020 18:50:47
por Hemilia Maia

Marinês da Rosa, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é uma dentre os 200 cientistas sociais brasileiros, que tiveram seus textos publicados no livro “Cientistas sociais e o coronavírus” organizado pelos cientistas sociais Miriam Pillar Grossi e Rodrigo Toniol.  

A professora é autora do capítulo 89 intitulado ‘Carta a Maria do Mar: dialogando com mulheres no cárcere durante a pandemia’ que compõe a parte em que a obra se refere à segurança pública, prisão e violências.

A obra está sendo lançada no 44º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) que segue até o dia 11 de dezembro de forma virtual. Mas, o e-book já está disponível para download gratuito basta clicar aqui.

A obra é uma contribuição coletiva, de modo direto e breve, de duas centenas de cientistas sociais para pensar os efeitos da Covid-19 nos contextos: sanitário, social, político, econômico, cultural brasileiro durante o ano de 2020.

Cientistas sociais e o coronavírus - O que cientistas sociais e de outras áreas de ciências humanas podem fazer diante de uma pandemia? Como podem intervir no debate público? Quais são as consequências do isolamento social para suas próprias pesquisas? Como manter os espaços de formação acadêmica durante o isolamento social? Como lidar com novas tecnologias de comunicação para o ensino? Quais os impactos da pandemia do coronavírus sobre populações tradicionais e grupos subalternizados na sociedade brasileira? Como o isolamento social no espaço doméstico exacerbou violências e desigualdades de gênero, raça, deficiência, entre gerações? Como a morte foi vivida por diferentes grupos sociais, com a impossibilidade de acompanhamento hospitalar e em um período em que os rituais funerários foram proibidos? Quais os impactos das políticas públicas sanitárias, econômicas e políticas durante a pandemia do COVID 19 no Brasil? O livro se propõe a responder estas e outras perguntas.  

Marinês da Rosa é professora na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Tangará da Serra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSC).

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada