Mato Grosso, Sábado, 16 de Janeiro de 2021     
Comitê Acompanhamento COVID
Abruem promove seminário sobre Desafios do ensino remoto emergencial
ENSINO SUPERIOR
Abruem promove seminário sobre Desafios do ensino remoto emergencial
23/11/2020 17:07:56
por Assessoria Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará nos dias 25 e 26 de novembro Seminário com a temática "Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior".

O evento, que será mediado por tecnologias, ocorrerá durante os períodos matutino e vespertino. O Seminário está sendo organizado pela Abruem e a Universidade de Pernambuco (UPE) será a responsável pela transmissão.

Diante da pandemia da covid-19, as universidades mundo afora se viram com o desafio de se reinventaram e anteciparem em anos novos processos de ensino-aprendizagem.

O ensino mediado por tecnologias acabou sendo a solução para a continuidade das aulas durante esse período e tem se aprimorado a cada dia. Muitas universidades já trabalhavam com ensino à distância há anos, no entanto, a pandemia fez com que elas tivessem que se adequar, readequar, aprimorar e reaprender técnicas para a implementação do que chamamos de ensino mediado por tecnologias da informação e da comunicação.

Diante deste contexto e cenário vividos neste ano de 2020, a Abruem decidiu realizar o Seminário para discutir amplamente as realidades da Educação Superior nestes oito meses de pandemia e as perspectivas para o pós-pandemia. De acordo com o presidente da Abruem, Rodrigo Zanin, o Seminário é fundamental para mostrar a unidade das universidades estaduais e municipais, sobretudo neste momento em que todas estão enfrentando os mesmos desafios relacionados à oferta de ensino mediada por tecnologia.

"Algumas universidades estão mais adiantadas neste processo de ensino remoto, outras ainda em fase de implementação, mas todas compartilham o mesmo desafio imposto pela realidade da pandemia", explica o presidente.

Consta da programação do Seminário, palestra abordando a temática do evento, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Bielschowsky, e pelos reitores das Universidades Estaduais de Campinas e da Paraíba, Marcelo Knobel e Antonio Guedes Rangel, respectivamente. Também haverá, ao longo do evento, apresentações e palestras das Câmaras Técnicas da Abruem, todas relacionadas à realidade da educação durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 14017 | Impressões: 21287
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000