Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Inscrições de trabalho ao 3º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação encerram em 18 de outubro
EDUCOMUNICAÇÃO
Inscrições de trabalho ao 3º Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação encerram em 18 de outubro
09/10/2020 17:32:31
por Assessoria de Comunicação

Em sua terceira edição, o Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, possibilita que professores e demais profissionais da educação participem com a escrita de resumos expandidos e relatos de experiência.

Os resumos expandidos são voltados para pesquisas parcialmente ou totalmente concluídas e no corpo do texto deve conter introdução, metodologia, resultados e considerações finais.  

Já os relatos de experiências são a oportunidade para divulgação de práticas educativas diferenciadas e de vivências do educador, em que ao se redigir o texto necessita de uma introdução, discussão e considerações finais.

O espaço para discutir ideias, pesquisas e práticas é um dos pilares da educomunicação e a apresentação de trabalhos no evento permitirá conhecer um pouco da pluralidade e diversidade em ações educomunicativas desenvolvidas no cotidiano dos professores, em especial, em tempos de pandemia.

Para Antônia Alves, coordenadora do Educom.Jor e do Colóquio, “uma das áreas da Educomunicação que dá sustentação ao paradigma é a reflexão epistemológica, pois é o que garante que a prática dialogue com a teoria. É justamente o que vai nos ajudar a perceber como o uso das mídias vem sendo apropriado pelos educadores em termos de relações dialógicas, de metodologia participativa e empoderamento dos atores sociais envolvidos no processo”.

Recomenda-se aos autores que em sua escrita estabeleçam a relação entre a teoria utilizada e de que forma ela foi aplicada na pesquisa nos resumos expandidos. E que dialoguem com outros textos sobre práticas semelhantes nos relatos de experiência.

Outro ponto é a metodologia, que é a parte que você explica o caminho que percorreu e os procedimentos utilizados para os resultados obtidos, e por isso precisa ser clara, para que valorize a sua escrita e fundamente o seu trabalho.

Apesar de o evento ter como temática principal a educomunicação, também serão aceitos trabalhos que abordem outros conceitos presentes na perspectiva da educação midiática. Permitindo assim, que abordagens sobre as aulas remotas e em diferentes perspectivas do uso das mídias e dos recursos tecnológicos possam ser detalhados nos resumos expandidos e relatos de experiência.

 

COMO PARTICIPAR

Os participantes poderão se inscrever com apresentação de trabalhos no 3º Colóquio Mato-grossense de Educomunicação até o dia 18 de outubro, pelo endereço eletrônico: https://eva.faespe.org.br/3educom.

 Na página da inscrição encontram-se os modelos para resumo expandido e para relato de experiência, com informações sobre quantidade de páginas, formatação e escopo do texto que deverá ser redigido.

O evento é gratuito, totalmente virtual e conta com sete eixos temáticos, no qual o autor e co-autores dos textos deverão observar qual dos eixos melhor se adapta ao seu trabalho e se inscrever nele.

Os eixos são os seguintes:

 Eixo 1 .Educomunicação, Infância e Juventude;

 Eixo 2. Educomunicação, Mídia-Educação, Educação Básica e BNCC;

 Eixo 3. Educomunicação, Jornalismo e Cidadania;

Eixo 4. Educomunicação, Meio Ambiente e Saúde;

Eixo 5. Educomunicação e Políticas Públicas;

Eixo 6. Práticas Educomunicativas;

Eixo 7. Outras temáticas.

Após receber o aceite de seu trabalho, com data provável para 30 de outubro, o autor do trabalho terá até o dia 10 de novembro para enviar o texto com os ajustes apontados pela Comissão Científica, juntamente com os slides que serão utilizados em sua apresentação e um vídeo falando sobre seu trabalho. Isso será necessário como complementação à apresentação oral, caso haja problema de conexão do apresentador no dia do evento.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada