Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unemat continua atuando on-line
PESQUISA & PÓS-GRADUAÇÃO
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unemat continua atuando on-line
24/08/2020 19:26:17
por Assessoria de Comunicação

Com a pandemia da Covid-19, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) adotou medidas de segurança como o distanciamento social e suspensão do Calendário Acadêmico, e o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) se reuniu somente após a garantia da segurança às avaliações, uma vez que, para deliberação, há apuração de quórum e também devem ser observadas a presença dos membros externos e os representantes dos usuários do sistema. Para as reuniões on-line seria necessário que os membros pudessem participar ativamente da reunião, sem nenhuma reserva, e garantir o sigilo, dado a natureza do conselho.

Dessa forma, ocorreram reuniões em datas diferentes das que constavam no calendário publicado no início do ano. Também foram realizadas duas reuniões além das sete previstas inicialmente. Houve ainda ocasiões em que o Comitê se reuniu para deliberar protocolos de pesquisas sobre Covid-19 que apresentavam caráter de urgência conforme orientação da Conep.

Com a retomada das atividades acadêmicas, ainda que de forma remota, houve um aumento no número de submissão de protocolos. De acordo com a Plataforma Brasil do Ministério da Saúde, no primeiro semestre o CEP validou 130 documentos, 106 pareceres de relatoria pelos membros e 194 pelos coordenadores, e 21 respostas às pendências apontadas pelo Comitê aos pesquisadores.

Como as atividades da Unemat retornam de forma remota, os pesquisadores podem entrar em contato com o CEP pelo e-mail cep@unemat.br ou pelo WhatsApp no número (65) 999-44-3605 das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

 

O Comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é um órgão institucional cujo funcionamento é autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (Conep).

O Comitê tem caráter consultivo, é interdisciplinar e independente, sendo responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvem a participação de seres humanos na Instituição, tendo como prioridade salvaguardar o direito e a dignidade aos participantes da pesquisa. Sendo assim, as reuniões são sigilosas, com permissão de participação apenas dos membros, como garantia de um ambiente seguro para deliberação dos pareceristas e membros.

O CEP reúne todas as informações no site da Unemat, que pode ser acessado clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24556 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada