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Estão abertas inscrições para o curso Educação escolar quilombola em Mato Grosso
OPORTUNIDADE
Estão abertas inscrições para o curso Educação escolar quilombola em Mato Grosso
09/07/2020 10:42:45
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

O período de inscrições para o curso "Educação escolar quilombola em Mato Grosso: marchas e contramarchas dos etnosaberes na fronteira" segue até o dia 13 de julho. A atividade é ofertada pelo Núcleo de estudos sobre africanidades, diáspora e populações negras (Encrespar), que oferece 100 vagas.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Para fins de certificação, a pessoa interessada deverá acessar, preencher e enviar, até às 12h00 do dia 13 de julho de 2020, formulário eletrônico disponível em:https://docs.google.com/forms/d/1sbHjEMSTgvoU-oDa5lAgBJvBuNs0pDcM-3ut5IVi41E/viewform?ts=5f03c1f4&edit_requested=true O curso tem duração de 40 horas e será realizado na plataforma digital Hangouts Meet, dividido em quatro encontros nos dias 7, 4, 21 e 28 de julho, das 16h às 17h30.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ivone Jesus Alexandre, de Pedagogia da Unemat/Sinop, o objetivo do curso de extensão é traçar um panorama da educação escolar em quilombola em Mato Grosso, destacando a produção de etnosaberes no processo de surgimento e consolidação dos quilombos no Estado.

“Pretendemos destacar as mudanças na legislação educacional que se torna sensível à diferença de pertença racial, promover um debate sobre os avanços educacionais com a aprovação de legislação específica em Mato Grosso, evidenciando algumas experiências inovadoras neste sentido e, por fim, apontar a atenção dedicada aos desafios que se apresentam à gestão da educação escolar quilombola no Estado de Mato Grosso”, contou a professora.

A ação conta com a parceria das entidades: OAB-MT, Comissão de igualdade racial OAB-MT, NEGRA, Numdi, Rede MT Ubuntu e do Fórum mato-grossense de grupos correlatos e núcleos de estudos afro-brasileiros, indígenas e de fronteiras.

Além da coordenadora, fazem parte do projeto os professores Paulo Alberto dos Santos Vieira e Tânia Paula da Silva, e membros da comunidade externa Aurélio Augusto Gonçalves da Silva Júnior, Maristela Abadia Guimarães e Aldamiro Ramos.

 

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