Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Comunidade presta últimas homenagens ao ex-reitor professor Adriano Silva
LUTO OFICIAL
Comunidade presta últimas homenagens ao ex-reitor professor Adriano Silva
04/06/2020 18:18:08
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira - Aquivo Unemat

Em vídeos postados nas redes sociais, a comunidade acadêmica de todos os câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso, assim como representantes da sociedade, prestaram uma última homenagem ao ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva. O corpo do professor foi sepultado, na tarde desta quinta-feira (04/06), no Cemitério São João Batista, em Cáceres, terra natal de Adriano.

Os depoimentos de ex-reitores, vice-reitores, pró-reitores, diretores de câmpus e lideranças políticas e acadêmicas podem ser acessados no Facebook oficial da Unemat.

Adriano estava internado com suspeita de Covid-19, desde segunda-feira (1º), e morreu na noite dessa quarta-feira, durante transferência de Cáceres para Cuiabá. O resultado do exame deve ser divulgado nesta sexta-feira (05).

O sobrinho de Adriano Silva, Hamilton Lobo Mendes Filho, afirmou que a sociedade perdeu uma liderança. "Ele encantava a todos com aquele vozerão. Era um líder na vida pública e um líder da nossa família. Infelizmente perdemos essa batalha para a Covid-19, mas a sua história está presente em todas as nossas vidas", disse.

O governador Mauro Mendes (DEM) lamentou a perda do amigo. “É um grande profissional. Uma perda inestimável para todos nós e, principalmente, para os seus familiares. Estamos consternados com essa morte e com de dezenas de outros mato-grossenses e brasileiros que estão perdendo as suas vidas face ao Coronavírus. É muito importante que a nossa população possa redobrar os cuidados”. Atualmente, Adriano presidia a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

O reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, lembrou da atuação do professor Adriano para a consolidação da Universidade do Estado de Mato Grosso. “Em momento nenhum ele deixava de falar de sua origem e sua casa, a Unemat. Ele, como reitor, foi muito importante para o desenvolvimento da nossa universidade. Foi uma pessoa que empoderou ela junto aos entes políticos do Estado. Isso fez uma diferença muito grade. Com certeza, perdemos um grande profissional, uma grande liderança, e eu perco um grande amigo”.

A vice-reitora, Nilce Maria, afirmou que ele foi um grande sonhador que serve de inspiração para a Universidade continuar lutando. “Quero lembrar do prof. Adriano como como um grande lutador pela Unemat, um grande sonhador por uma Universidade do Estado de Mato Grosso muito forte, que leva a educação pública gratuita e de qualidade para toda a população mato-grossense”.

Como reitor da Unemat, o professor Adriano Silva foi responsável por um momento de expansão da Universidade, com a aprovação da oferta de nove novos cursos nos câmpus de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra, além da criação de dois novos câmpus em Diamantino e Nova Mutum.

Doutor em Ciências Políticas, era docente do curso de Direito da Unemat, em Cáceres, desde 1997. Efetivo desde 1998, Adriano ocupou vários cargos de gestão na Universidade. Foi chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Diretor da Faculdade de Direito, Coordenador Regional do Câmpus Jane Vanini e reitor da Unemat, de 2010 a 2014.

 

Luto oficial

A Universidade do Estado de Mato Grosso decretou luto oficial por três dias, com a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas, nesta quinta-feira, em toda a universidade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24540 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada