Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat, em Nova Mutum, empresta livros a domicílio
BEM-VIVER
Unemat, em Nova Mutum, empresta livros a domicílio
12/05/2020 12:00:40
por Hemilia Maia

O projeto de extensão “Bem-viver” da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Nova Mutum, está facilitando a vida de leitores que estão em isolamento social em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus.  Livros do projeto Bem-viver de Nova Mutum podem ser emprestados por meio do Instagram. Basta escolher o título e entrar em contato em @bemvivernvm. Um dos membros do projeto entregará o livro na casa do solicitante. A ação atende tanto os acadêmicos como a comunidade de Nova Mutum.

Segundo o coordenador do projeto de extensão, que desenvolve uma gama de atividades, professor Alexandre Mexia, o projeto “Bem-viver” nasceu com o objetivo de estimular um processo de transformação de práticas, por meio de ações preventivas, que envolva as pessoas em eventos sociais, esportivos, assistenciais e culturais.

Para o momento de isolamento social foi necessário pensar algo novo e condizente. O intuito principal é estimular e integrar a leitura ao cotidiano da comunidade, mas a ação possui objetivos mais específicos voltados ao período de pandemia. “Nós criamos um espaço dentro da Biblioteca para a disponibilização de livros, obtidos através de doações, de variados temas ligados à saúde mental. Devido ao isolamento ou ao medo de uma nova doença, algumas pessoas podem desenvolver cenário de depressão, angústia, pânico, ansiedade entre outras doenças”, explicou Mexia.

Projeto Bem-viver: O Bem-viver desenvolve várias ações como a divulgação em mural das ações das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e, de Esporte e Lazer. O mural traz a localização dos postos de atendimento para saúde, ginásio de esporte, igrejas, entre outros serviços de utilidade pública. Também são divulgadas, por meio do mural, palestras ligadas a saúde, rodas de conversa com o psicólogo da Unemat, capelania educacional da pastoral e oficinas de artesanatos.

São preparados e divulgados vídeos que ensinam fazer artesanato, com o que se tem em casa, incentivando a reciclagem e o uso consciente de recursos naturais. O projeto também está disponibilizando pelo Instagram: @bemvivernvm e nas mídias sociais do câmpus de Nova Mutum pequenas palestras de apoio.

Os professores Alexandre Mexia e Sumaya Ferreira Guedes, as técnicas Gicela Teresinha Nicoletti e Edneia Aparecida Souza Andrade Santos são membros do Bem-viver envolvidos diretamente no empréstimo de livros, em contactar profissionais que se disponham gratuitamente a gravar os vídeos e na divulgação destes. 

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada