Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat mantém suspensão das atividades pedagógicas presenciais
MEDIDAS COVID-19
Unemat mantém suspensão das atividades pedagógicas presenciais
30/04/2020 16:37:47
por Danielle Tavares

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), acompanhando recomendações do Ministério Público e manifestação do Governo do Estado, mantém a suspensão de aulas presenciais, bem como do calendário acadêmico, como medida complementar de enfrentamento à propagação da Covid-19. As atividades administrativas continuam sendo executadas presencialmente nas unidades, obedecendo-se as orientações de segurança sanitária, bem como em forma de teletrabalho.

A nova orientação foi divulgada pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (24), e atende aos pedidos de prefeitos e da diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Veja aqui.

Na última semana (22/04), o Governo havia anunciado a possibilidade de retorno das aulas no dia 4 de maio. Entretanto, em consulta aos gestores municipais e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) sobre essa questão, a maioria absoluta dos prefeitos opinou por manter as aulas suspensas.

COMO FICA?

A medida significa que o calendário acadêmico da Unemat continua TEMPORARIAMENTE suspenso. NÃO implica em cancelamento do semestre ou do ano letivo. Um novo calendário acadêmico será definido assim que a Universidade retornar desse período de excepcionalidade. A gestão da Unemat e o Comitê de Acompanhamento reforçam que a comunidade acadêmica evite deslocamentos desnecessários.

“Estamos acompanhando as medidas regulamentadas pelo Governo Federal e Estadual. A reitoria monitora diariamente todos os cenários, sob a ótica técnica, mantendo diálogo com os gestores de cada unidade da Unemat e se manifestará em tempo hábil sobre o retorno às atividades. Neste momento, pedimos cautela a todos”, afirmou o reitor Rodrigo Zanin.

PÓS-GRADUAÇÃO

Os programas de pós-graduação também estão com as atividades presenciais temporariamente suspensas. Entretanto, defesas programadas por web conferência vêm sendo realizadas, desde que não impliquem em encontros presenciais ou deslocamentos de acadêmicos e professores convidados.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está finalizando testes operacionais a fim de permitir que os programas possam retomar parte de suas atividades de aula por meio de plataformas digitais. Na próxima semana, serão realizados testes e, assim que validados pela gestão em conjunto com coordenadores de programas, esta medida poderá ser adotada.

PESQUISA E EXTENSÃO

A ações de pesquisa e extensão que requeiram manutenção de experimentos em laboratório, assim como aquelas desenvolvidas em campo, devem ser realizadas obedecendo rigorosamente aos critérios de controle de saúde, conforme orientações dispostas nas notas 01 e 02, no Decreto 407, de 16 de março de 2020, do Governo do Estado de Mato Grosso, e no Ofício Circular 002/2020- Reitoria. Para acessar, clique aqui.

PROJETOS DE APOIO AO CONTROLE DA PANDEMIA

Diversos projetos de apoio a atividades de controle da pandemia continuam sendo executados nos diversos câmpus da universidade, contando com a participação de docentes, profissionais técnicos e acadêmicos. Estes projetos têm proporcionado informações técnicas à comunidade, fornecimento de EPIs e produtos a unidades de saúde, orientações de acesso ao auxílio do governo federal, orientações jurídico-trabalhistas à população, auxílio a famílias carentes, dentre outras.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24547 | Impressões: 138297
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada