Mato Grosso, Sábado, 06 de Junho de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID
Gestores da Unemat avaliam Decreto Estadual de possibilidade de retorno às atividades presenciais
MEDIDAS COVID-19
Gestores da Unemat avaliam Decreto Estadual de possibilidade de retorno às atividades presenciais
24/04/2020 17:28:05
por Danielle Tavares

A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve em reunião por web conferência, nesta sexta-feira (24), com diretores de câmpus, para avaliar os critérios de aplicação do Decreto Estadual nº 462 de 22 de abril, que atualizou as medidas não farmacológicas restritivas à circulação e às atividades privadas, para a prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus em Mato Grosso.

Dentre outros aspectos, o decreto estipula em seu Artigo 7º, que as atividades escolares presenciais da educação superior podem ser retomadas em 4 de maio, caso se mantenha taxa de ocupação de leitos de UTIs públicas inferior a 60% no âmbito estadual, até dia 30 de abril.

A gestão da Universidade apontou a necessidade de se fazer levantamento, em cada câmpus, para avaliar a possibilidade, ou não, de retorno às atividades pedagógicas presenciais tomando como referência, principalmente, os incisos I, V e VIII do Artigo 2º na relação com o Art. 7º. Para tanto, cada direção de  câmpus deverá avaliar as condições e equipamentos adequados para lavagem frequente das mãos, disponibilização de álcool 70%, ocupação das salas de aula de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre os acadêmicos, entre outros.

Além dessas medidas de higiene preventivas, será observada em cada local onde a Universidade se faz presente a existência de possíveis decretos municipais com orientações sanitárias distintas para a contenção de riscos, de forma a não haver diferença no calendário acadêmico de um câmpus para outro.

ENCAMINHAMENTOS- Na próxima terça-feira (28/04), os gestores da Universidade voltarão a se reunir para apresentar o resultado do mapeamento e, a partir desse panorama, propor ações quanto à possibilidade ou não de retorno às atividades pedagógicas presenciais.

“Nossa preocupação é com a segurança da comunidade acadêmica. Caso até a data prevista pelo Governo do Estado não haja mudanças nas condições epidemiológicas, vamos nos organizar e adequar as estruturas para um retorno gradual das atividades presenciais na Universidade. Isso não quer dizer aulas para todos ao mesmo tempo, no primeiro momento. Portanto, ainda não podemos precisar uma data de retorno das atividades presenciais”, afirmou o reitor Rodrigo Zanin.

PERMANEÇA EM CASA. A Reitoria monitora diariamente o cenário sob a ótica técnica, mantendo diálogo com os gestores de cada unidade da Unemat e manifestará em tempo sobre o retorno das aulas.

“Neste momento, pede -se cautela a todos. Não recomendamos deslocamentos. Se necessário, a Instituição adequará o retorno a um prazo ideal que permita o deslocamento dos alunos aos seus respectivos câmpus”, reforça Zanin.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 6345 | Impressões: 35
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000