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Unemat discute viabilidade técnica para aulas por meio de Ensino a Distância
MEDIDAS COVID-19
Unemat discute viabilidade técnica para aulas por meio de Ensino a Distância
06/04/2020 15:10:20
por Danielle Tavares

O Decreto nº 432, do Governo do Estado, que amplia a suspensão das atividades presenciais da Universidade do Estado de Mato Grosso até 30 de abril, também define no artigo 5, parágrafo único que a “ Secretaria do Estado de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso deverão analisar a possibilidade técnica, operacional e orçamentária de retomada das aulas por meio de ferramentas que viabilize o ensino à distância, ficando autorizadas a adoção de medidas necessárias para esse fim”.

Internamente na Universidade, desde que as atividades presenciais da graduação e pós-graduação foram suspensas, em 17 de março, surgiram propostas de cursos e disciplinas por meio de ferramentas, plataformas digitais ou aplicativos de comunicação, como uma das possíveis formas de dar continuidade ao ensino de graduação. 

A gestão da Unemat entende que essa mudança não pode ocorrer de forma imediata, sem avaliar as condições mínimas para garantir a oferta de ensino de qualidade, de maneira ampla e democrática, sem prejudicar os mais de 21 mil acadêmicos matriculados nos 13 câmpus e 32 núcleos pedagógicos e polos de Educação a Distância da instituição.

“As soluções tecnológicas devem ser consideradas emergenciais, já que não darão conta de atender à diversidade de nossos estudantes, assim como às atribuições de ensino, pesquisa e extensão que caracterizam as universidades públicas”, afirma o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin.

Isso implica em garantir, pelo menos, condições iniciais básicas para a execução dessa modalidade de ensino: aspectos técnicos, formação dos servidores para atuarem na modalidade de educação a distância, avaliação de utilização das plataformas online e qualidade e universalização de acesso à internet de toda a comunidade acadêmica.

A possibilidade de utilização de recursos da Educação a Distância (EaD) foi discutida pelos gestores da Unemat dos 13 campus, em reunião realizada nessa quinta-feira (02/04), por vídeo conferência.

CONDIÇÕES TÉCNICAS

Embora a Unemat já atue com o Ensino a Distância há mais de duas décadas, os cursos oferecidos nesta modalidade são planejados especificamente para serem executados em plataforma digital. Não é possível simplesmente transpor para EaD um ensino superior presencial sem a preocupação com a manutenção da qualidade, de um planejamento de toda a rede de oferta de EaD e das condições de operacionalização do sistema.

FORMAÇÃO PARA OS SERVIDORES ATUAREM NA MODALIDADE EaD

Para que os alunos se beneficiarem dos recursos digitais online, os professores precisam de uma formação/certificação de como utilizar as plataformas e ferramentas para a organização de salas, aulas e atividades virtuais e assim atender de forma universalizada os estudantes, que hoje estão matriculados no ensino presencial.

“A Educação a Distância (EaD) requer muito planejamento, organização, plano de aula detalhado, edição de aulas e definição de como acompanhar os alunos nas atividades. Nesse sentido, estamos construindo cursos de formação, e nos próximos dias começaremos um curso que irão certificar docentes para que possam atuar na modalidade EaD”, explicou a vice-reitora da Unemat, Nilce Maria da Silva, uma das idealizadoras do Ensino a Distância na Unemat.

ACESSO DEMOCRATIZADO À INTERNET DE ALTA VELOCIDADE

Outro desafio é verificar o acesso universal à internet de qualidade por parte da comunidade acadêmica e, dessa forma, evitar uma potencial exclusão dos estudantes de cursos presenciais que não conseguirão acompanhar as atividades oferecidas de forma remota. Isso poderá acarretar trancamentos de matrículas, reprovações e abandono de cursos.

O reitor destaca que “existem estudantes da Unemat que não possuem computador em casa, embora tenham acesso à internet por meio de smartphones. Mas sabemos que celulares não substituem computadores para os complexos fins de leitura e escrita acadêmica”.

Nesse sentido, a Universidade fará um mapeamento junto aos seus alunos para traçar os hábitos de uso e capacidade de acesso a computador, internet de qualidade, assim como condições ambientais adequadas para o estudo.

 

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