Mato Grosso, Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024     
Novo Portal
Gestão divulga vídeo “O que significa a perda da autonomia financeira da Unemat?”
SOMOS TODOS UNEMAT
Gestão divulga vídeo “O que significa a perda da autonomia financeira da Unemat?”
10/03/2020 14:34:11
por Danielle Tavares
Foto por: Deivid Fontes
Acadêmicos em reunião com reitoria, em Cáceres
Acadêmicos em reunião com reitoria, em Cáceres

Apesar de garantida na Constituição, a autonomia financeira da Unemat tem sido objeto de questionamento junto ao Supremo Tribunal Federal. O assunto foi tema de reunião entre representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmicos e reitoria da Universidade, em Cáceres, na última semana (05/03).

A partir das demandas apresentadas, a reitoria divulgou um vídeo em que explica o que significa para a Unemat a perda da vinculação à Receita Corrente Líquida o Estado, assim como as ações que vem sendo adotadas no sentido de tentar reverter essa situação.

No vídeo, a vice-reitora Nilce Maria da Silva, explica que a luta pela autonomia financeira da Unemat foi uma construção histórica para levar ensino, pesquisa, extensão para todo o estado de Mato Grosso. “A desvinculação financeira, neste momento, nos coloca em uma situação delicada porque nos impede de atender ao sonho de cada cidadão que precisa fazer o seu curso superior”.

O reitor, Rodrigo Zanin, disse que a Universidade está lutando por meio administrativos, políticos e burocráticos para garantir a manutenção do orçamento.

“É importante deixar claro para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade mato-grossense o quanto estamos lutando pela manutenção desta Universidade. Essa luta é baseada no diálogo franco com o executivo, com o Legislativo e com o Judiciário e, principalmente, com os municípios aonde existe, ou não, a Universidade do Estado de Mato Grosso. Mas que eles deixem claro a importância que esta universidade tem para o cidadão mato-grossense e para a sociedade mato-grossense”.

A Unemat é uma Instituição viva, forte, robusta, que continua sua missão de levar ensino superior público, gratuito e de qualidade para todo do estado. Com mais de 23 mil alunos, 189 cursos de graduação, 25 cursos de pós-graduação institucionais e em rede, que ofertam 18 mestrados e sete doutorados e mais de 2 mil servidores, hoje a Unemat é um modelo de universidade pública bem-sucedida.

Leia mais sobre o assunto:

Sociedade e deputados se unem em defesa da vinculação de receita para a Unemat

Governo do Estado tem liminar favorável em ação que acaba com autonomia financeira da Unemat

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24792 | Impressões: 143663
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada