Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat concede diplomas a 1.300 novos profissionais
COLAÇÕES DE GRAU 2019/2
Unemat concede diplomas a 1.300 novos profissionais
28/02/2020 17:56:46
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Lauriane Simonini

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou na noite de ontem (27) a colação de grau das turmas 2019/2 do Câmpus Universitário de Cáceres, em cerimônia na qual entregou o diploma a 181 novos bacharéis e licenciados.

A temporada de colações da Universidade encerra hoje (28), com a cerimônia a ser realizada em Pontes e Lacerda, às 19 horas. As cerimônias dos cursos presenciais com oferta contínua, turmas especiais e da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unemat) tiveram início no dia 11 de fevereiro, em Itiquira.

Ao todo, a Unemat entregou cerca de 1.300 novos profissionais à sociedade mato-grossense este mês.

 

Cáceres

A cerimônia, realizada no Iate Clube de Cáceres, diplomou 181 novos advogados, agrônomos, biólogos, cientistas da computação, contadores, enfermeiros, médicos, pedagogos e professores de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras e Matemática.

Tanto os graduandos em Direito quanto a vice-reitora da Unemat, Nilce Maria da Silva, homenagearam o aluno João Vitor Machado Silva, falecido em 2018, que colaria grau hoje. João Vitor era filho da ex-reitora da Unemat, Ilma Ferreira Machado. O colega foi homenageado com o nome da turma, e lembrado com emoção na fala da vice-reitora.

A vice-reitora também lembrou que devemos defender não só a Universidade, mas todas as instituições públicas. “E que não sejam somente públicas, mas também gratuitas e de qualidade”, defendeu Nilce.

Também esteve presente na cerimônia a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, que também é graduada em Geografia pela Unemat. “Precisamos continuar acreditando em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, e a Unemat já deu prova de que é isso, pois tem formado profissionais que tem contribuído para o processo de desenvolvimento de Cáceres e Mato Grosso. Precisamos continuar unidos e lutando para que a Unemat realmente se consolide tanto em seu orçamento quanto nas políticas públicas de educação”, defendeu a vice-prefeita. “Nosso município hoje tem Saúde e Educação graças à Unemat, que nos fornece médicos, enfermeiros, professores. Eu sou professora concursada na Rede Estadual de Ensino, formada pela Unemat, e tenho o compromisso de defender a Universidade”, disse a vice-prefeita cacerense.

O reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, propôs três desafios aos formandos. “Primeiro: ao longo da vida, transformem e melhorem a vida dos outros a sua volta, da mesma maneira que a Unemat transformou e melhorou a sua vida. Segundo: abracem a luta pela educação pública e gratuita, levantem esta bandeira para que vocês ajudem outros jovens. E terceiro: tenham orgulho de ser parte desta história, orgulho de terem as vidas transformadas pela Unemat e de serem parte deste patrimônio do povo de Mato Grosso”, desafiou o reitor. “A Unemat já transformou a vida de mais de 35 mil pessoas. Como seria o Estado de Mato Grosso sem essas 35 mil pessoas?”, lembra Rodrigo.

 

Além do reitor, da vice-reitora e da vice-prefeita, compuseram a mesa de autoridades os diretores do câmpus de Cáceres, Elias Fernandes Barbosa e Zulema Netto Figueiredo, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Gonçalves Porto, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes Jane Vanini, Victor Henrique Prado Cruvinel.

Lucas Emanuel da Silva Maia não só recebeu o diploma de contador, como também foi o juramentista da turma de Ciências Contábeis. “A Unemat transformou minha vida de verdade”, disse o novo contador. Lucas é natural de Figueirópolis d'Oeste, mas permanecerá em Cáceres, onde já está empregado na área.

Já Ana Lídia Neves Monteiro, agora egressa do curso de Ciências Contábeis, se considera realizada. “Foram quatro anos de bastante luta e suor, e hoje tenho muito orgulho de me formar na Unemat”, disse Ana.

A mais nova enfermeira, Bárbara Lara Flores, agradeceu a todos os professores e à Universidade. “Estou muito feliz em fazer parte da Universidade, que contribui muito pro meu aprendizado”, garante Bárbara.

“É uma alegria imensa saber que estarei atuando em Pedagogia e tão bom saber que fui formado por uma instituição de excelência como a Unemat é”, explica o agora pedagogo Moisés Leopoldino. “Uma Unemat libertadora, uma Unemat para todos, onde poderemos sempre contar com este ensino de graduação de ótima qualidade para nós, profissionais da educação”, disse o graduado.

 

Demais câmpus

A temporada de colações das turmas do semestre 2019/2 teve início no dia 11 de fevereiro, com a outorga de grau aos formandos da turma especial de Ciências Contábeis ofertada no município de Itiquira pelo Câmpus Universitário de Alto Araguaia.

O próprio Câmpus Universitário de Alto Araguaia realizou sua colação e grau no dia seguinte, 12 de fevereiro, com as turmas de Administração Pública, Ciência da Computação, Jornalismo, Letras e Pedagogia.

Dia 12 também foi marcado pela colação realizada em Colíder, com as turmas de Administração Pública, Ciência da Computação, Geografia, Matemática, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação.

No dia 13 de fevereiro, dois câmpus da Unemat entregaram os diplomas aos seus alunos: Alta Floresta, às turmas de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal; e Nova Xavantina, às turmas de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Pedagogia e Turismo.

O Câmpus Universitário de Juara entregou os diplomas aos graduados em Administração, Administração Pública e Pedagogia no dia 18 de fevereiro.

Em duas cerimônias, ambas realizadas no dia 19 de fevereiro, o Câmpus de Tangará da Serra graduou as turmas de Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras.

Sinop formou os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Letras, Matemática e Pedagogia em três cerimônias: um no dia 19 e duas no dia 20.

No dia 20 de fevereiro também colaram grau as turmas de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia no Câmpus de Diamantino.

Já Barra do Bugres contou com três colações, todas no dia 21. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção Agroindustrial e Matemática entregaram novos profissionais à sociedade.

No dia 21 também foi realizada a colação de grau de Nova Mutum, onde foi concedido o diploma aos formandos de Administração, Agronomia e Ciências Contábeis.

Com a colação em Cáceres realizada ontem (27) e com a colação ser realizada hoje (28) em Pontes e Lacerda, mais um ciclo de colações se encerra na Unemat. Hoje à noite, colam grau as turmas de Administração Pública, Direito, Letras, Pedagogia e Zootecnia em Pontes e Lacerda.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada