Mato Grosso, Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID
2019 Unemat Editora disponibiliza mais dois cadernos da Série Sociedade Solidária
PUBLICAÇÃO
Unemat Editora disponibiliza mais dois cadernos da Série Sociedade Solidária
17/02/2020 11:08:32
por Hemilia Maia
Foto por: Arte: Design

O Núcleo Unitrabalho da Unemat acaba de lançar pela Unemat Editora os cadernos pedagógicos VII e VIII da Série Sociedade Solidária. O Caderno Pedagógico VII  “Territorialidades e Territorialização" foi organizado pelos professores Laudemir Luiz Zart, Tânia Paula da Silva e Maria Aparecida de Souza.  Já o Caderno Pedagógico VIII “Metodologias Participativas na Educação” contou com a organização do professor Laudemir Zart. 

Nas reflexões do Caderno Pedagógico VII, os organizadores demonstram que o território é compreendido como o processo relacional entre o espaço geográfico e as construções socioeconômicas e políticas. “É a compreensão de um complexo que se constitui em conformidade com a estrutura social e as contradições inerentes às organizações e práticas em termos de desigualdades socioeconômicas e diversidades culturais. As territorialidades são as configurações próprias que caracterizam a existência humana num determinado espaço e tempo”, relata Laudemir Zart.

O material também evidencia que os territórios podem ser constituídos com base na lógica do capital, centrado nos princípios da competição e da concorrência, ou pelo processo de organização social fundamentados nos pressupostos de vivência humana da cooperação e da solidariedade próprias da lógica do trabalho associado. “A territorialização é o movimento social de lutas políticas, econômicas e culturais para a constituição e o predomínio da lógica do capital sobre o trabalho, próprio da sociedade capitalista, em contradição às proposições e práticas sociais do trabalho associado”, explica Laudemir Zart.

Já o Caderno Metodologias Participativas na Educação é composto por seis textos didático-pedagógicos, que tem como temáticas a questão dos conceitos e das práticas sociais de participação, da democracia e de metodologias educacionais para a produção e a socialização de conhecimentos pertinentes para o desenvolvimento e o bem viver das pessoas, das comunidades e das instituições.

No material são desenvolvidos conceitos de participação, de democracia e diferentes maneiras de inserção, do exercício e das possibilidades de ação e de tomada de decisão que as pessoas tem na sociedade complexa contemporânea. “São contrastados contextos de dominação e as possibilidades de emancipação; as epistemologias coloniais e os movimentos de libertação. As reflexões traduzem experiências de práticas pedagógicas e políticas para a produção de conhecimentos e de saberes para a interpretação prudente da existência humana”, detalha Laudemir Zart.

O professor Laudemir Zat publica a Série Sociedade Solidária desde 2011 pelo Núcleo Unemat-Unitrabalho e, desde então, contou com a participação de vários colegas na organização dos cadernos. Os Cadernos Pedagógicos da Série Sociedade Solidária estão disponíveis para download no portal da Universidade. http://portal.unemat.br/?pg=site&i=editora&m=

Laudemir Luiz Zart é doutor em Política Científica e Tecnológica, mestre em Sociologia Política, e graduado em Filosofia. Professor da Unemat no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres e integrante do Núcleo Unitrabalho e da Incubeess.

Núcleo Unemat-Unitrabalho busca através da articulação de pesquisadores, técnicos e estudantes o desenvolvimento de atividades científicas pertinentes e interdisciplinares de pesquisa, ensino e extensão, com a parceria de entidades e agentes sociais, que tenham como fundamento a produção social do conhecimento. De forma que sejam implementadas e analisadas as metodologias e processos inovadores, de autogestão, formação e consequentemente estruturação e consolidação dos empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis baseando-se nos princípios da Economia Solidária.

Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (Incubeess) desenvolve um papel educativo na sociedade, de atividades práticas e políticas, de socioeconomia solidária que visam potencializar a organização, a produção e a geração de renda a partir das capacidades das comunidades, assentamentos e sujeitos envolvidos. 

 

Série Sociedade Solidária

Coleção Cadernos Pedagógicos

Caderno Pedagógico VIII 

Metodologias Participativas na Educação

 

Caderno Pedagógico VII 

Juventude Camponesa e Políticas Públicas

 

Caderno Pedagógico VI 

Juventude Camponesa e Políticas Públicas

 

Caderno Pedagógico V 

Glossário de Economia Solidária

 

Caderno Pedagógico IV 

Práticas de Incubação

 

Caderno Pedagógico III 

Política e Participação

 

Caderno Pedagógico II 

Socioeconomia Solidária

 

Caderno Pedagógico I 

Educação do Campo

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 20319 | Impressões: 8
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000