Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Fórum Internacional de Pedagogia do Esporte
EVENTO
Unemat realiza Fórum Internacional de Pedagogia do Esporte
14/02/2020 11:25:03
por Assessoria de Comunicação

A Universidade do Estado de Mato Grosso realizou nesta semana (12) o V Fórum Internacional de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico no câmpus de Cáceres.  O evento foi promovido pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico e contou com cerca de 150 inscritos, entre acadêmicos, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área.

Com o tema “O ensino dos jogos coletivos: do jogo à prática deliberada”, o Fórum contou com a participação de dois pesquisadores convidados internacionais, a professora dra. Sofia Fonseca e o professor dr. Antônio Lopes, ambos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal.

A programação do evento contou com conferência de especialistas, mesa de debate e cursos de formação. As discussões em torno dos jogos coletivos ( handebol, futebol, basquetebol, dentre outras modalidades) aconteceram por serem conteúdos centrais da Educação Física escolar e, além disso, uma das mais expressivas práticas esportivas do nosso cotidiano, especialmente entre os jovens.

Entre os participantes do Fórum, além de alunos da Unemat de diferentes câmpus, também participaram alunos de outras instituições de ensino como a Unesp, UFMT e Unic, além de treinadores e gestores de esporte e lazer, o secretário adjunto de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, também participou do evento, assim como o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF17/MT), Carlos Alberto Eilert, a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Rosane Vasconcelos, e assessora da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Tanismare Almeida.

O professor Riller Reverdito, coordenador do evento, destacou que o Fórum Internacional de Pedagogia do Esporte está se consolidando como um espaço importante de diálogo com a comunidade da área da Educação Física, Esporte e Lazer. “O evento permite que sejam oferecidos conteúdos (formação, pesquisa, inovação) como também permite que estejamos mais próximos das demandas sociais do Estado de Mato Grosso. A democratização do conhecimento é um dos pilares compartilhados por alunos e pesquisadores do CIPEEF/Rede Cedes MT”, afirmou..

Segundo ele, outro aspecto positivo é a ampliação, ano a ano, da participação da comunidade externa à Unemat, especialmente de professores atuando na Educação Básica.  “Assim, já ficamos na expectativa da realização do FINPE 2021, e agradecemos todo o apoio recebido, entre eles o do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte - Rede Cedes Mato Grosso; Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer(SECEL)”, disse.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada