Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza palestras de prevenção com reeducandos de Cáceres
EDUCAÇÃO
Unemat realiza palestras de prevenção com reeducandos de Cáceres
13/12/2019 10:41:38
por Assessoria de Comunicação

Durante o período conhecido como Novembro Azul, cujo foco está voltado para prevenção do câncer de próstata, acadêmicos do quarto período do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), nos dias 20, 26 de novembro e 9 de dezembro ministraram palestras na Cadeia Pública Masculina de Cáceres.

Atualmente, a Cadeia possui cerca de 400 internos nos regimes fechado, semiaberto e aberto.  Os estudantes acompanhados pelas docentes, Maria Simone Mendes, Tatiana Lima, Mayara dos Santos e Soraia Silva, conseguiram ministrar palestras para cerca de 250 internos, mas a intenção é conseguir em datas futuras alcançar a todos.

As temáticas, câncer de próstata, câncer de pênis, HPV e estilo de vida como modo de prevenir câncer foram abordadas por meio de uma roda de conversa em que os detentos tiveram a oportunidade de falar o que sabiam sobre o assunto e sanar dúvidas. Munidos de linguagem acessível os alunos explicaram cada tema e enfatizaram a importância de fazer anualmente os exames adequados para os rastreio do câncer de próstata.  

Os envolvidos nas ações descaram o aprendizado e a experiência pessoal e profissional. O diretor da Cadeia Pública de Cáceres, Welton Dias Ribeiro e a enfermeira Deuzuita Barbosa de Medeiros enviaram uma carta ao curso de Medicina da Unemat agradecendo o trabalho efetuado na instituição. Para os professores e alunos envolvidos, o resultado obtido  reforça a importância e o valor da Educação em saúde de forma universal e igualitária, o descaram que ações dessa natureza são relevantes para formação dos futuros profissionais de saúde. 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24473 | Impressões: 138157
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada