Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Curso Superior de Teatro da Unemat realiza Mostra de Cenas
CUIABÁ
Curso Superior de Teatro da Unemat realiza Mostra de Cenas
12/12/2019 18:46:41
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Ilustração: Carlos Pina; Designer: Débora Veiga Ruiz

A MT Escola de Teatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realiza a 6ª edição da Mostra de Cenas nesta segunda (16) e terça-feira (17).

Resultado de uma parceria entre a Unemat e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e os grupos Cena Onze, de Cuiabá, e Associação Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, a MT Escola de Teatro se destaca por ser o único curso tecnológico superior de Teatro em Mato Grosso.

O curso, com duração de dois anos, realiza uma Mostra de Cenas ao final de cada semestre. Nesta 6ª edição da Mostra serão apresentadas três peças com duração de 20 minutos cada no palco principal do Cine Teatro Cuiabá.

As peças trazem como temática central a necropolítica, expressão utilizada em especial pelo cientista político camaronês Achille Mbembe para designar políticas ou ações estatais que implicam na negação de direitos, marginalização e até mesmo na morte de determinados grupos sociais.

Ao longo de seis meses os artistas estudantes da MT Escola pesquisaram inúmeras notícias jornalísticas atuais relacionadas ao tema, que resultaram na montagem dos três espetáculos.

 

6ª MOSTRA DE CENAS

Peças:

- “A cerca de nós”

- “Desafinar o coro dos contentes”

- “Necron”

ONDE: Cine Teatro Cuiabá

QUANDO:

Segunda-feira, 16 de dezembro, às 19:30

Terça-feira, 17 de dezembro, às 19:30

Classificação indicativa: 12 anos

ENTRADA GRATUITA (Retirar ingresso na bilheteria com 1 hora de antecedência)

Sugestão de contribuição: R$ 5,00

 

MT Escola de Teatro

Fruto da parceria entre Unemat, Secel-MT e os grupos Cena Onze e Adaap, a MT Escola de Teatro é o único curso tecnológico superior de Teatro em Mato Grosso. Sediada no Cine Teatro Cuiabá, o curso oferece aos 60 alunos sete áreas de especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

Sob a liderança de Flávio Ferreira, o Cena Onze é um dos principais grupos de teatro mato-grossenses e responsável pela administração do Cine Teatro Cuiabá há três anos. A Adaap, por sua vez, sob a condução de Ivam Cabral, passou a ser reconhecida internacionalmente graças a seus projetos sociais, artísticos e educacionais que revitalizaram a Praça Roosevelt que, de uma das áreas mais degradadas de São Paulo, passou a ser uma das principais referências culturais e de entretenimento da capital paulista.

Um dos frutos da atuação da Adaap é a fundação em 2010 da SP Escola de Teatro: um curso livre de teatro desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o grupo Satyros, do renomado dramaturgo Rodolfo García Vázquez. Respeitando o contexto local, a MT Escola de Teatro adota o mesmo projeto pedagógico da Adaap, contando inclusive com professores de SP Escola em seu quadro docente.

Após quatro semestres de Curso, a primeira turma da MT Escola se formou em dezembro de 2018. A atual turma de artistas estudantes da MT Escola está encerrando seu segundo semestre de curso e, como sempre ocorre ao final de cada módulo, uma Mostra de Cenas é apresentada ao público.

 

“A cerca de nós”

 “A Cerca de Nós” é uma peça que se passa em um hospital público no interior de Mato Grosso. O local está abarrotado de feridos, divididos entre campesinos e indígenas. Estes dois grupos protagonizaram um conflito agrário na região, e é justamente por isso que estas pessoas estão hospitalizadas. Neste contexto, impedidos de continuar o confronto fisicamente, são obrigados a dialogar e expor seus respectivos pontos de vista acerca das questões que os levaram ao embate.

FICHA TÉCNICA

Atuação: André Souza, Andreel Ferreira, Dicélia Correa, Duda Dal Bello, Elvis Dourado, Vinicius Amorim e Waltair França

Cenografia e Figurino: Bruno Brun e Liah Bischoff

Direção: Benone Lopes e Nariel Iatskiu

Dramaturgia: Sérvulo Neuberger e Tulio Paniago

Iluminação: Anna Maria Moura e Xico Macedo

Produção: José Junior Franco

Sonoplastia: Daniel Viegas, Débora Veiga e Edilson Souza

 

“Desafinar o coro dos contentes”

Em qualquer país, em um município qualquer, nos dias de hoje ou de outrora, pessoas enriquecem, fazem maracutaias, divertem-se ou sofrem. A classe social a que pertences diz-me de suas possibilidades. Brechta nos apresentará a essas distintas classes e veremos como, por entre beijos e tapas, cantos de guerra e músicas bregas, passam o tempo essas mesmas distintas classes. Será que trama o estado a morte de alguém? Será que alguém trama a morte do estado? Nos vemos, a desafinar o coro dos potentados!

FICHA TÉCNICA

Atuação: André Ferreira de Oliveira, Dagmar Donatello, Ismael Diniz, Jonathan Nery, Maykon Matheus, Sarah Emily e Thais Falca

Cenografia e Figurino: Luiz Carlos Ribeiro e Naiane Gonçalves

Direção: Eliane Fonseca, Jean Pablo Loti e Rafael Cerigato

Dramaturgia: Glaubber Lauria

Iluminação: Alexandre Cruz e Raylla Campos

Produção: Gustavo Teixeira e Nadyne Marques

Sonoplastia: Marcio Albino e Pedro Trauer

 

“Necron”

Com escassez da pólvora, a humanidade agora vive em Necron, lugar onde o Estado controla o uso da arma letal e que todo cidadão dispõe o direito da lei da delação. No mesmo território, a população foi dividida em duas castas: os libertários Margins e os conservadoristas Evolui. Nessa aparente tranquilidade: diante das armas, as leis se calam e qualquer corpo é alvo.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Ézero Obalhe, Fabíola Karen, Jone Sayd, Lucas Layon e Wender Almeida

Cenografia e Figurino: Débora Cometti e Róbson Oliveira

Direção: Clodoaldo Arruda

Dramaturgia: Susuca

Iluminação: Lívia Viana e Sebastian Dantas

Produção: Elis Correia e Ronaldo José

Sonoplastia: Carlos Awire e Roque Almeida

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24521 | Impressões: 138157
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada