Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat certifica participantes de cursos de empreendedorismo
EXTENSÃO
Unemat certifica participantes de cursos de empreendedorismo
12/12/2019 18:42:03
por Assessoria de Comunicação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) câmpus de Diamantino entregou no último sábado (07) os certificados dos minicursos desenvolvidos no projeto de extensão “Qualificação Profissional para Empreendedores: Planejamento e Administração de micro e pequenos negócios rurais”.

 

O curso foi realizado na Comunidade Caeté, e a cerimônia de entrega dos certificados e de jantar comemorativo aconteceu na Escola Municipal Castro Alves, na área rural do município de Diamantino.

Durante a entrega dos certificados, estiveram presentes o prefeito Eduardo Capistrano, o diretor Político Pedagógico e Financeiro da Unemat – Câmpus Diamantino, professor Wilbum de Andrade Cardoso, o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio ambiente, João Pedro Velasco, o vereador Ranieri Lima, a coordenadora do Projeto de Extensão, professora Marinalva Pereira dos Santos e os professores do curso de Administração da Unemat, al´pem de agricultores e micro e pequenos empreendedores rurais.

O objetivo do Projeto de Extensão é o de estimular o empreendedor rural a se instrumentalizar em relação à gestão de seus negócios, oportunizando-os a competitividade de forma sustentável. Desta forma o minicurso buscou sensibilizar os participantes sobre a necessidade de planejamento, organização e controle de todo o processo produtivo e suas implicações, estabeleceu mecanismos de integração de conhecimento teórico e prático aproximando a universidade e a sociedade.

O prefeito Eduardo destacou que desde o início da gestão, o produtor rural que vive da agricultura familiar é beneficiado com incentivos oferecidos pelo município. Falou ainda sobre a importância de manter as parcerias com os órgãos reunidos para melhores efetividades das ações desenvolvidas.

“É muito importante essa união da Unemat e a Prefeitura para o sucesso dessas ações. A gente sempre pensou em valorizar as pessoas, entender a realidade delas para criar projetos e buscar parcerias que atendam às necessidades delas. Investimos na agricultura familiar para que nosso produtor tenha condições e mais estrutura para investir e aumentar sua produtividade com mais qualidade”, frisou. 

O Professor Wilbum destacou a importância da Extensão Universitária no processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade, sociedade e a comunidade rural.

O secretário João Pedro pontuou que a ideia do projeto é “fazer com que os produtores vejam novas opções, observem como funciona o processo administrativo de uma propriedade rural, e mostrar para os jovens a importância da agricultura familiar e a sucessão familiar, onde sairão daqui motivados e retorne para sua propriedade dispostos a produzir e aplicar os conhecimentos adquiridos nos minicursos ministrados pelos professores da Unemat.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24473 | Impressões: 138092
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada