Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat tem 60% das vagas reservadas para estudantes de escola pública
MINHA UNEMAT
Unemat tem 60% das vagas reservadas para estudantes de escola pública
02/01/2020 10:00:00
por Lygia Lima e Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reserva 60% das vagas nos cursos de graduação para estudantes de escola pública e 40% das vagas para ampla concorrência. Quem deseja ingressar na Unemat por essas vagas pode concorrer a cotas para indígenas, estudantes pretos ou pardos, ou ainda para as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

A Unemat oferta 2.420 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2020 para os estudantes que realizaram o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao todo, 119 vagas são destinadas para indígenas, 607 vagas para estudantes pretos ou pardos, 60 para pessoas com deficiência, 666 para alunos da rede pública (que não se enquadram em uma dessas três modalidades de cotas) e 968 para ampla concorrência. As vagas estão distribuídas em 60 cursos, divididos entre 11 câmpus da Unemat.

É importante saber que, para concorrer às vagas de escola pública em qualquer das modalidades de cotas, é preciso ter feito todo o Ensino Médio em escola pública, seja em colégios militares e também na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Não podem concorrer a essas vagas pessoas que tenham feito o Ensino Médio em escola particular, mesmo que seja com bolsa de estudo.

Também são exigidos alguns documentos comprobatórios no caso de ingresso por cotas.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do SiSU, com os demais documentos exigidos para matrícula.

 

Pessoas com Deficiência:

Quem desejar concorrer às vagas destinadas a candidatos com deficiência física, auditiva, visual ou mental, com transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla, precisa apresentar laudo médico original, expedido nos últimos 12 meses, e exames médicos, de acordo com a deficiência apresentada. Estes documentos serão analisados pela Comissão de Verificação após a aprovação e no momento da matrícula.

 

Pretos ou Pardos:

Além da autodeclaração de pretos ou pardos, os candidatos aprovados também passarão pelo procedimento de verificação, antes de realizarem a sua matrícula. A Comissão de Verificação utilizará o critério fenotípico para estudantes negros, ou seja, o candidato precisa ter a cor da pele, cabelo ou traços que o identifiquem.  Nesse critério não é considerado o genótipo do candidato, isso quer dizer, não são considerados se seus pais ou avós são pretos ou pardos. O candidato dever ter os traços físicos.

 

Indígenas:

É necessário apresentar autodeclaração de indígena e ainda uma Declaração de Vínculo com a Comunidade Indígena, com a assinatura devidamente identificada de quatro representantes diferentes da comunidade indígena ou da Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

Número de vagas por cotas e modalidade nos cursos da Unemat:

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos. 12 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Já nos cursos de 50 vagas, a ampla concorrência terá 20 vagas, enquanto os alunos de escola pública terão 30. Destas 30, os candidatos pretos e pardos terão 13 vagas, os candidatos indígenas terão 2, as pessoas com deficiência terão 1 e os demais estudantes de escola pública terão 14 vagas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada